Atletas chapecoenses participam de Festival de Taekwondo

Atletas chapecoenses participam de Festival de Taekwondo

25 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • O 1º Festival Municipal de Taekwondo, que aconteceu no domingo (21) no Ginásio de Esportes do bairro Bela Vista em Chapecó, reuniu cerca de 120 atletas de até 16 anos, do Projeto Atleta do Futuro e de academias particulares de Chapecó. Organizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, o objetivo da atividade foi confraternizar e integrar as crianças e seus familiares através do esporte.

    De acordo com Adílio Alves, coordenador da modalidade de Taekwondo na Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e Técnico da equipe de Taekwondo de Chapecó, o evento teve como objetivo integrar alunos dos núcleos onde a associação realiza seus trabalhos sociais, assim como se aproximar das famílias e também observar e descobrir novos atletas.

    Durante o campeonato, enquanto os alunos competiam, os pais participavam de uma mateada. Também havia diversos brinquedos de Rua de Lazer. A Associação Chapecoense de Taekwondo premiou os competidores com medalhas de primeiro e segundo lugar. Também disponibilizou um conjunto de árbitros credenciados pela Federação Catarinense de Taekwondo, alguns destes árbitros oriundos dos projetos sociais.

    Alves destacou a importância dos projetos sociais e eventos esportivos, especialmente para buscar novos talentos. “Foi muito satisfatório contar com a presença da comunidade, e com certeza dentre os participantes dos combates, sairão futuros atletas que defenderam nossa cidade por todo o Brasil e até pelo mundo, como já vem acontecendo desde o início deste trabalho”, esclareceu.

    História do Taekwondo

    O Taekwondo é uma arte marcial milenar de origem coreana, que tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental. Significa “caminho dos pés e das mãos”. Foi introduzido no Brasil na década de 70 e está cada vez mais difundido, sendo que a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) tem uma federação filiada em todos os estados.

    O Taekwondo tornou-se esporte olímpico em 1988, participando dos Jogos Olímpicos de Seul (1988) e Barcelona (1992) como esporte de exibição. Após ficar fora de Atlanta (1996), foi incluído no programa olímpico, valendo medalhas na edição de Sydney-2000.

    Fonte: Confederação Brasileira de Taekwondo.