Competições de Karate envolve atletas do Projeto Atleta do Futuro

Competições de Karate envolve atletas do Projeto Atleta do Futuro

29 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • Atletas da modalidade de karate dos núcleos do Projeto Atleta do Futuro de Chapecó participaram no sábado (27), de um festival. A competição foi organizada pela Equipe Chapecoense de Karate, com apoio da Unochapecó e Prefeitura de Chapecó. A atividade aconteceu no ginásio de esportes da Unochapecó, com a presença de aproximadamente 100 atletas com idade entre 05 e 17 anos.

    Conforme a coordenadora dos Núcleos de Karate do Projeto Atleta do Futuro, Sensei Tais Cristina da Silva, o festival atingiu o objetivo desejado. “Além de integrar os atletas dos sete núcleos do município, a competição também teve como objetivo mostrar as atletas como é uma competição, desta forma eles adquirem experiência”, destaca a coordenadora.

    As disputas foram realizadas nas categorias de Kihon, Kata e Kumite, onde os atletas apresentaram o que aprendem durante os treinos nos núcleos. Durante a competição, os atletas menores puderam acompanhar de perto as lutas realizadas por atletas que já fazem parte das equipes de rendimento e alguns que disputam competições estaduais e nacionais.

    Participação

    Familiares dos caratecas também estiveram presentes prestigiando a competição e apoiando os atletas, desta forma participando da integração e evolução dos participantes. “É muito importante a realização de festivais deste nível. Além de contribuir na autoestima dos atletas que melhoram seu desempenho, integra as famílias de várias regiões de Chapecó” destacou o Secretário de Juventude Esporte e Lazer, Itamar Agnoletto, que prestigiou a atividade.

    História do Karate

     Karate é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. O maior objetivo é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. Além de ser um excelente meio de auto-defesa, o karate também é um meio ideal de exercício. Ele desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora, o condicionamento físico e é reconhecido pelos valores terapêuticos.

     Fonte: Confederação Brasileira de Karate.