AMBULATÓRIO DA UNOCHAPECÓ PASSA A ATENDER A COMUNIDADE

AMBULATÓRIO DA UNOCHAPECÓ PASSA A ATENDER A COMUNIDADE

29 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • O Ambulatório de Especialidades Médicas da Unochapecó (AEM), com espaço físico inaugurado no ano passado, começa a atender a comunidade no dia 5 de junho. A nova estrutura foi criada para suprir as necessidades da sociedade e potencializar o ensino dos acadêmicos da Instituição, priorizando a promoção da saúde com cuidados qualificados e humanizados.

    O espaço vai beneficiar acadêmicos, funcionários, professores e a população de Chapecó e região através de consultas médicas com diferentes especialistas. Os atendimentos serão realizados em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/Amosc), que vai agendar e encaminhar as consultas destinadas à comunidade externa.

    As Clínicas de Fisioterapia e Odontologia, em conjunto com o ambulatório, constituem a Clínica Integrada da Unochapecó, localizada no bloco G3. A estrutura reúne, em um único espaço, todos os atendimentos relacionados à saúde oferecidos pela Instituição.

    Segundo a coordenadora do ambulatório e professora do curso de Enfermagem, Karen Andrigue, o projeto só se tornou possível pelo compromisso social da Unochapecó com a comunidade na qual está inserida. “A estrutura do Ambulatório de Especialidades Médicas é nova e foi construída com o objetivo de fornecer um campo de prática aos estudantes do curso de Medicina, assim como o de oferecer um atendimento de qualidade à população ligada de alguma forma à Universidade.”

    Para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, oferecer os serviços na área da saúde para a comunidade reforça ainda mais a característica da Instituição de promover o desenvolvimento da região em todos os campos do conhecimento. “É um orgulho para a Unochapecó oferecer mais essa prestação de serviço para a sociedade, com a qualidade e responsabilidade de sempre. Além disso, teremos também um espaço diferenciado para a capacitação de nossos estudantes que atuam na área da saúde. O ensino é completo dentro da Universidade e com o apoio de nosso conceituado quadro docente”, assegura o reitor.

    Atendimento
    Até o dia cinco de julho, as consultas serão realizadas de forma gratuita para a comunidade acadêmica e seus dependentes de primeiro grau, ou seja, estudantes e funcionários da Universidade, seus pais, irmãos, filhos ou cônjuges. A partir dessa data, elas terão um valor simbólico ainda a ser definido, necessário para a manutenção do ambulatório.

    Inicialmente estão previstas 240 consultas semanais nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia. Os atendimentos ocorrem de forma individual. O paciente é acolhido por dois estudantes do 5º ou 7º períodos de Medicina, sob responsabilidade dos médicos integrantes do corpo clínico do ambulatório.

    Os atendimentos serão realizados durante a tarde e os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (49) 2049 8459 ou pelo e-mail [email protected]. É importante destacar que o ambulatório não realizará atendimentos de emergência. Quando situações assim ocorrerem dentro da Universidade, os brigadistas da Instituição devem ser acionados, lembrando que a Unochapecó conta com uma enfermaria localizada no bloco B, junto ao Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).

    Fonte: UNOCHAPECÓ