Ecoponto auxilia no recolhimento de lixo sólido volumoso

Ecoponto auxilia no recolhimento de lixo sólido volumoso

30 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • Com ações e serviços focados na conscientização sobre a importância e responsabilidade das pessoas quanto à destinação correta do lixo, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana tornou fixo o Ecoponto.

    As caixas receptoras para o recebimento de resíduos volumosos foram implantadas em março de 2016 e teve seu serviço prorrogado por sete meses. Mas devido à grande procura e eficácia na forma de descarte dos resíduos, o Ecoponto passou a atuar de forma definitiva em Chapecó. Coordenado pelo Departamento de Resíduos Sólidos, até o momento aproximadamente 800 contribuintes utilizaram as caixas receptoras para descartarem corretamente o lixo sólido. No Ecoponto, uma equipe de trabalho organiza a separação adequada. Só são recebidos resíduos de pessoas físicas. Na hora de fazer o descarte, o morador realiza um cadastro. “Cada um é responsável pelo seu lixo e deve dar a ele o destino correto. Esta é uma alternativa importante que encontramos para evitar que esses resíduos sejam descartados geralmente em terrenos e passeios públicos. A permanência deste serviço facilita o descarte feito pelos moradores, disponibiliza um local específico para estarem depositando esses resíduos”, explica o Secretário de Infraestrutura Urbana Ivaldo Pizzinatto.

    Em pouco mais de um ano de funcionamento o Ecoponto recebeu mais de 1300 itens. Um levantamento feito pela Secretaria mostra que 40% destes materiais recebidos são provenientes de poda e capina. Na sequência vêm os eletroeletrônicos que correspondem por 35% e por último os eletrodomésticos, com 19%.

    O Ecoponto está localizado na Secretaria de Infraestrutura Urbana, Rua Sete de Setembro, nº 2063 E, bairro Presidente Médici, próximo à UPA 24horas. O horário de recebimento é das 7hs às 18hs. O telefone de contato para mais informações é o 3319.3600. No espaço estão dispostos quatro containers para o recebimento dos seguintes resíduos:

    • Poda e capina (grama, galhos, poda, capina, roçada);
    • Eletroeletrônicos (computadores, notebook, celular, monitor, televisor, pilhas e baterias. Deverão estar inteiros);
    • Eletrodomésticos, metais e ferros (geladeira, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, cadeiras de metal, estantes de metal, latas de tintas);
    • Móveis (sofá, guarda-roupas, mesa, cadeiras de madeira, colchão, tábuas. Os móveis devem estar desmontados).

    Atenção

    É importante destacar que não são recebidas peças automotivas, materiais contaminados, estopas, lâmpadas, material hospitalar, pneus, entulhos e materiais de construção. Com relação aos móveis, os mesmos devem ser desmontados antes do descarte. Não são aceitos móveis inteiros. Já os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, deverão estar inteiros.