Rio Uruguai ultrapassa 10 m e já atinge famílias em Iraí

Rio Uruguai ultrapassa 10 m e já atinge famílias em Iraí

31 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • Com a continuidade das chuvas na região, o nível do rio Uruguai ultrapassou os 10 metros acima do seu leito normal às 8 horas desta quarta-feira, 31, atingindo a marca 10,57 metros. Com isso, famílias já estão sendo atingidas pelas águas, necessitando serem retiradas de suas residências. Conforme o Major Sérgio Henrique Bittencourt, coordenador-regional da Defesa Civil, ainda não é possível contabilizar quantas pessoas são atingidas, devido ao trabalho de retirada ainda estar sendo realizado pelas prefeituras, especialmente do município de Iraí.

    Além disso, a vazão da Usina Foz do Chapecó também aumentou. Às 8 horas desta quarta-feira a vazão estava em 17,6 mil metros cúbicos por segundo (m³/s). Na enchente de 2015, a vazão da usina atingiu 20 mil m³/s e o rio Uruguai subiu 11,48 metros acima do seu leito habitual. Em 2014, uma das maiores enchentes da região, a usina chegou a ter uma vazão de 28 mil m³/s e o Uruguai alcançou a marca de 18 metros acima do normal.

    Para os próximos dias, a previsão é mais animadora, pois a chuva deve dar uma trégua. Para esta quarta-feira são previstos ainda pouco mais de 10 milímetros. Já a partir desta quinta-feira, 1º de junho, não há previsão de chuva intensa na região. No entanto, conforme a MetSul Meteorologia, o mês de junho deve ser muito chuvoso na região, o que mantém o alerta das autoridades e a apreensão na população.

    Fonte: IN FOCO