Cidades de SC devem decretar situação de emergência após temporais; veja quais

Cidades de SC devem decretar situação de emergência após temporais; veja quais

30 de junho de 2025 Off Por Editor



  • Após os temporais, as temperaturas devem cair em todo o estado

    Após os temporais que atingiram o estado de Santa Catarina neste fim de semana, ao menos três cidades devem decretar situação de emergência. Campos Novos, no Meio-Oeste, Faxinal dos Guedes e Palmitos, no Oeste, estão avaliando os estragos para a decretação que deve ocorrer ainda nesta segunda-feira (30). Das três cidades, Palmitos foi uma das mais afetadas. Segundo a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, na cidade do oeste catarinense, as chuvas intensas começaram na quarta-feira (25), se intensificando nos dias 27 e 28, com enxurradas que provocaram o transbordamento de rios nas zonas rural e urbana. Os bairros de Ilha Redona, Praia Verde, Barra dos Palmitos, Sede Oldenburg, Linha Estreito, Linha Nova Brasília, Linha Passarinhos, Linha Taquarussú e Linha Cascalho foram os mais atingidos por inundações devido ao acúmulo de chuvas e vertimento da usina hidrelétrica.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Em Faxinal dos Guedes, as chuvas intensas combinadas com vendavais, no sábado (28), geraram a obstrução de vias e destelhamento de residências e um aviário.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Além de Palmitos e Faxinal dos Guedes, Campos Novos também registrou estragos por conta dos temporais. Segundo a prefeitura da cidade, ventos fortes foram registrados na comunidade de Boa Esperança, na madrugada de domingo (29). A administração municipal informa que o cenário é semelhante ao ocorrido em outro bairro, no último domingo (22). A situação na cidade do Meio-Oeste está sendo avaliada como possível microexplosão.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    A Prefeitura de Campos Novos publicou uma nota informando que as aulas no interior do município estão suspensas nesta segunda-feira (30). Já na área urbana, as atividades escolares permanecem normais. “A medida foi adotada de forma preventiva, levando em consideração as condições das estradas e visando à segurança dos estudantes, profissionais da educação e do transporte escolar”, informou a administração municipal. Entre o Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, os temporais foram mais isolados, mas a condição de chuva persistente trouxe elevados volumes de chuva, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.

    Cidades com maior acumulado de chuvas nas últimas 48h

    • Celso Ramos – 163.8mm
    • Piratuba – 129.2 mm
    • Itá – 119.4mm
    • Campo Belo do Sul – 114.6mm
    • Caibi – 113.4mm
    • Concórdia – 111.4mm
    • Itapiranga – 106.4mm
    • São Joaquim – 103mm
    • Mondaí – 102.2mm
    • Lages – 101mm