
Acidente com ônibus de universitários deixa cinco mortos em GO, diz PRF
16 de julho de 2025Três estudantes, o motorista do ônibus e o motorista do caminhão morreram no acidente
Um acidente entre uma carreta e dois ônibus com estudantes universitários da Universidade Federal do Pará (UFPA) deixou pelo menos cinco mortos, na madrugada desta quarta-feira (16), na BR-153, em Porangatu, região norte de Goiás. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu um caminhão e dois dos quatro ônibus de um comboio de estudantes que saíram da UFPA com destino a Goiânia. Eles participariam do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) na Universidade Federal de Goiás. Ainda de acordo com a PRF, quatro ocupantes do primeiro ônibus do comboio – o motorista e três estudantes –, e o condutor da carreta morreram no local. Além do Corpo de Bombeiros, também estão no local o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Polícia Técnico-Científica e a concessionária responsável pelo trecho. Segundo informações preliminares da polícia, a carreta, que trafegava no sentido contrário, teria invadido a contramão e colidido frontalmente com o primeiro ônibus, que transportava 25 alunos, dois motoristas e um orientador. O segundo ônibus também foi atingido, mas nenhum passageiro ficou ferido. Um passageiro do caminhão foi socorrido em estado gravíssimo e levado para o hospital em Porangatu. Outras quatro vítimas graves foram levadas para o hospital de Alvorada, no Tocantins.
Quem são as vítimas
Conforme a PRF, as vítimas do acidente são três estudantes da universidade, o motorista do primeiro ônibus e o motorista do caminhão. Até o momento de fechar essa reportagem, o motorista da carreta ainda não foi identificado.
UFPA decreta luto
A UFPA decretou luto oficial de três dias e informou que está mobilizada para “oferecer todo apoio necessário às famílias e às vítimas envolvidas”. Leia a nota da universidade na íntegra: É com profunda dor que a Universidade Federal do Pará lamenta o grave acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 16 de julho, envolvendo membros da comunidade universitária que viajavam para o Congresso da UNE, em Goiânia. A Universidade está mobilizada para oferecer todo apoio necessário às famílias e às vítimas envolvidas e manifesta solidariedade, compartilhando o luto que atinge toda a instituição neste momento tão difícil. A Universidade Federal do Pará presta solidariedade e respeito às vítimas e aos familiares e decreta luto oficial de três dias.
Autoridades se manifestam sobre a tragédia
Por meio da rede social X (antigo twitter), o presidente Lula (PT) disse que o acidente resultou em “perda irreparável”.
Recebi com profunda tristeza a notícia do grave acidente envolvendo uma carreta e dois ônibus com estudantes, ocorrido nesta quarta (16), no estado de Goiás. A tragédia resultou na perda irreparável de vidas, incluindo estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que iriam…
— Lula (@LulaOficial) July 16, 2025
O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (UNIÃO BRASIL), também se manifestou sobre o acidente, dizendo que lamenta profundamente o ocorrido na BR-153.
Gracinha e eu recebemos com profundo pesar a notícia do trágico acidente ocorrido nesta madrugada, na BR-153, em Porangatu, envolvendo dois ônibus que transportavam estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) e um caminhão. Lamentamos profundamente as vidas que foram…
— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) July 16, 2025
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), se solidarizou com os familiares das vítimas e disse que está em oração por todos os feridos.
Com informações do SBT News