Governo Lula prioriza entrevistas à Globo no 1º semestre de 2025

Governo Lula prioriza entrevistas à Globo no 1º semestre de 2025

22 de julho de 2025 Off Por Editor



  • Entre 1º de janeiro e 30 de junho, ministros e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, participaram de 96 entrevistas ao conglomerado

    Durante o primeiro semestre de 2025, autoridades do governo federal priorizaram o Grupo Globo para conceder entrevistas exclusivas, mesmo com queda em comparação ao ano anterior. Entre 1º de janeiro e 30 de junho, ministros e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, participaram de 96 entrevistas ao conglomerado, — uma redução de 43% em relação a 2024, quando foram registradas 169 conversas exclusivas. Levantamento do Poder360 baseado nas agendas dos ministérios e na divulgação das mídias mostra que o Grupo Globo seguiu à frente de outros veículos, como CNN Brasil, SBT, Record e Band, em número de exclusivas. O ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius de Carvalho, liderou, com 11 entrevistas, seguido por Marina Silva, do Meio Ambiente; e Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, cada um com cinco participações.

    Participação dos ministérios de Lula

    Fernando Haddad, da Fazenda; Margareth Menezes, da Cultura; Paulo Teixeira, da Agricultura Familiar; e Jaques Wagner, líder no Senado, falaram 4 vezes cada ao Grupo Globo. Enquanto isso, CGU, Relações Institucionais, Meio Ambiente e Assistência Social estiveram entre as pastas mais presentes na mídia. Ao todo, 17 ministérios e secretarias, incluindo a Presidência, não concederam entrevistas ao grupo de mídia no período analisado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em 2024 havia dado oito entrevistas exclusivas ao Grupo Globo e duas em 2023, não concedeu nenhuma ao conglomerado no primeiro semestre de 2025, de modo a romper uma sequência de anos anteriores. No total, ministros, líderes do governo, a primeira-dama e outros integrantes do primeiro escalão concederam 542 entrevistas exclusivas à imprensa. O número é 31,5% menor do que as 791 registradas no mesmo intervalo de 2024. Considerando todas as exclusivas de Lula, o governo federal teve 558 entrevistas concedidas a veículos de comunicação nos seis primeiros meses de 2025. Dessas, 107 foram apenas ao Grupo Globo, o que representa 19,2% do total. O próprio Vinícius de Carvalho foi o que mais falou à Globo, com 11 aparições exclusivas. No ranking individual, Wellington Dias liderou, com 44 entrevistas totais; seguido por Paulo Teixeira, com 38. Outros nomes com destaque em exclusivas foram Jader Filho, das Cidades, com 25; Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, com 22; Marina Silva, com 21; Rui Costa, da Casa Civil, com 19; Celso Sabino, do Turismo, com 17; e Vinícius de Carvalho, também com 17.

    Com informações Revista Oeste