Câmara homenageia 21 cidadãos com a Medalha “O Desbravador” nos 108 anos de Chapecó

Câmara homenageia 21 cidadãos com a Medalha “O Desbravador” nos 108 anos de Chapecó

6 de agosto de 2025 Off Por Editor



  • Sessão solene nesta quinta-feira (07) reconhecerá personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do município em diferentes áreas.

    Em comemoração aos 108 anos de emancipação político-administrativa de Chapecó, a Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (07), a Sessão Solene de entrega da Medalha de Honra ao Mérito “O Desbravador” — uma das mais altas honrarias concedidas pelo Poder Legislativo local. O evento será realizado às 19h, no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo de Nes. A solenidade integra as comemorações oficiais do aniversário do município e tem como objetivo reconhecer publicamente cidadãos que se destacam pelo compromisso com o desenvolvimento de Chapecó, seja no âmbito social, econômico, cultural, educacional ou comunitário. A concessão da medalha é regulamentada pela Resolução nº 01/2006, recentemente atualizada pela Resolução nº 04/2025, e permite que cada vereador indique um homenageado. Neste ano, 21 pessoas serão agraciadas, representando diferentes trajetórias e áreas de atuação que impactaram e impactam de forma positiva a vida dos chapecoenses. “ Celebrar os 108 anos de Chapecó é reconhecer uma trajetória construída com coragem, trabalho e espírito coletivo. Esta cidade, que nasceu do sonho de desbravadores, transformou-se em um polo de oportunidades, no qual tradição e inovação caminham lado a lado ”, destaca o presidente da Câmara de Chapecó, vereador Claimar de Conto (Progressistas). A noite será marcada por homenagens emocionantes e discursos que relembram histórias de dedicação à cidade. A Medalha “O Desbravador” simboliza não apenas o reconhecimento institucional, mas também a gratidão da sociedade chapecoense a homens e mulheres que ajudaram a moldar o presente e o futuro do município.

    Homenageados da Sessão Solene 2025 – Medalha de Honra ao Mérito “O Desbravador”. Listagem dos vereadores e seus respectivos indicados à honraria:

    • Adão Teodoro (PSD) – Emerson José Casarotto
    • Aderbal Pedroso (PSD) – José Antônio Santin
    • André Kovaleski (PL) – Jefferson Roberto Garcez da Luz
    • Cesar Valduga (PCdoB) – Erivelton Konfidera
    • Claimar de Conto (Progressistas) – Amélia Vivian
    • Clair André Pagnussat (Republicanos) – Henri Paulo Sperandio
    • Claudir Sanzovo Sica – (Progressistas) – Carlos Francis Konishi
    • Cleber Fossá (MDB) – Marcos Antonio Moschetta
    • Cleiton Cesar Agnoletto (Progressistas) – Ivone Terezinha Gallon Tormem
    • Dalvino Ferrari (PSD) – Adriano Donde
    • Deise Schilke (PT) – Cleuzir da Luz
    • Ediane Folle (PSD) – João Batista Lajus
    • Elisiani Sanches (PSD) – Gilson Vivian
    • Fernando Cordeiro (PL) – Caroline de Toni
    • João Marques Rosa (União Brasil) – Vitorio Pecini
    • Marcilei Vignatti (União Brasil) – Altair Francisco Battiston
    • Neuri Mantelli (PSD) – Jeferson Carlos da Silva
    • Nivaldo Augusto Rosa (PSD) – Pedro Rosa
    • Paulinho da Silva (PCdoB) – Antônio Osvaldo Conci
    • Valdemir Stobe Tigrão (PSD) – Nestor Grando Filho
    • Wilson Cidrão (Republicanos) – Euclides Antonio Badin