
Mulher é morta a facadas pelo ex-companheiro em Gaspar
6 de agosto de 2025Homem foi localizado após denúncias da comunidade e tentou fugir para uma área de mata
Depois de dois dias de buscas, a Polícia Militar prendeu, na madrugada desta quarta-feira (6), o homem suspeito de matar sua ex-esposa, Dalva Paterno, de 56 anos, no bairro Figueira, em Gaspar, no Vale do Itajaí. O crime, que aconteceu na manhã da última segunda-feira (4). Segundo a PM, o homem foi localizado na rua Olga Bonh, próximo ao local do feminicídio. Ele ainda tentou fugir para uma área de mata, como havia feito no dia do crime, mas foi rapidamente cercado e detido pelos policiais. A prisão só foi possível graças a informações repassadas pela Polícia Civil e por denúncias da comunidade, que ligaram para o 190 após avistarem o suspeito. Ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Blumenau, onde ficará à disposição da Justiça.
O crime que chocou Gaspar
Na segunda-feira (4), por volta das 11h58, a Polícia Militar foi acionada após Dalva ser encontrada morta dentro de casa, com golpes de faca nas costas e ferimentos na cabeça. Testemunhas relataram ter visto o ex-marido saindo do imóvel e fugindo para a mata. Dalva tinha uma medida protetiva contra o suspeito por violência doméstica. A filha da vítima, que encontrou o corpo da mãe, contou ao repórter Paulo Flores que as ameaças eram antigas: “Ele ameaçava ela, dizia que ia matar e a gente não acreditava”, disse. Nas redes sociais, a revolta da comunidade foi evidente. “Ela avisou, denunciou, pediu proteção: cinco vezes! E o que teve? Um sistema falho que permitiu que o agressor continuasse solto e, pior, tirasse a vida dela”, comentou uma pessoa. Outra escreveu: “É um absurdo o que vêm acontecendo e cada dia com mais frequência. Pelo menos ela não vai mais sofrer”.
Histórico de violência
De acordo com a Polícia Militar, o suspeito tinha passagens por ameaça, violência doméstica e descumprimento de medida protetiva. A Polícia Civil segue investigando o caso.
O velório e sepultamento da mulher aconteceram ontem terça-feira, dia 5, no Cemitério Municipal de Gaspar.