
Catarinenses morrem em acidente de moto no Chile
11 de agosto de 2025Alex Tibola já havia dado a volta ao mundo sob duas rodas
Dois catarinenses morreram em um acidente de moto, no último sábado (9), no Chile. Alex Tibola, de 35 anos, e Liane Tibola eram naturais de Maravilha, no Oeste de Santa Catarina e viajavam de moto, na região de Villa Cerro Castillo, lugar conhecido pelas montanhas, neve, frio e estradas desafiadoras. O trecho é fechado por segurança com frequência, principalmente no inverno, mas segundo as autoridades chilenas, a estrada estava com condições para tráfego na hora do acidente. O resgate mobilizou diferentes equipes de emergência, incluindo policiais dos Carabineros, bombeiros e profissionais de saúde. Parte dos atendentes chegou de helicóptero. O Serviço de Investigação de Acidentes de Trânsito do Chile assumiu a apuração das causas.
Alex era aventureiro e feliz
Reconhecido por seu espírito aventureiro, Alex conquistou destaque internacional ao percorrer o mundo sob duas rodas, em uma Honda Pop 100. Desde jovem, ele colecionava viagens por países da América do Sul, como Argentina, Uruguai, Peru e o próprio Chile, onde encerrou sua última jornada. Por meio de seu perfil nas redes sociais “Crônicas de Viageiro”, Alex compartilhava as experiências sob duas rodas. Os acampamentos, paisagens exuberantes e histórias que mostravam os detalhes de cada aventura, eram postados no canal com mais de 100 mil inscritos no YouTube. Em um post publicado no último dia 28 julho, Alex comemora o retorno para casa, relembrando o começo e como é importante realizar sonhos. “Tudo começou com uma vontade sincera de viajar de moto, com o que eu tinha: barraca, fogareiro e coragem“, relatou o viajante na postagem.
Amigos em luto
Por meio das redes sociais, diversos amigos expressaram a dor com postagens em homenagem ao viajante. O grupo de Mulheres Motociclistas e Garupas, destacou que o asfalto está em silêncio. “Perdemos não apenas um motociclista, mas um irmão de estrada […] alguém que compartilhava conosco o vento no rosto, o ronco do motor e o amor pela liberdade, inspiração para muitos(as) motociclistas aventureiros(as)”. Familiares postaram na internet que ainda não há informações sobre velório e sepultamento, e que essas informações serão publicadas.