
PMA cumpre mandado de busca e apreensão em residência de caçador cadastrado e o prende por posse irregular de arma de fogo
12 de agosto de 2025A Polícia Militar Ambiental de Chapecó cumpriu mandados de busca e apreensão após denúncias por prática de caça ilegal de animais silvestres. O homem alvo da operação possui cadastro como caçador/controlador de javali Sus scrofa, porém a PMA recebeu denúncias de que ele estaria praticando caça de animais silvestres em diversos municípios da região. Os mandados foram cumpridos em sua residência e na residência de um familiar. Junto ao acerto de armas cadastradas, foram encontradas duas armas, um revólver calibre 32 com 6 munições intactas e uma espingarda calibre 32 com 4 munições intactas e alguns estojos deflagrados. As duas armas e munições não possuíam documentação exigida, incorrendo no crime de posse irregular de arma de fogo.
As armas e munições foram apreendidas e o homem foi preso em flagrante, sendo conduzido para a delegacia para lavratura da prisão em flagrante. Caçar animais silvestres é crime ambiental previsto na Lei 9605/98 além de infração administrava, passível de multa, prevista no Decreto 6514/08.