
Nova frente fria traz chance de neve em SC; veja quando
13 de agosto de 2025Nas áreas serranas, a madrugada pode registrar temperaturas negativas, entre -5°C e 0°C, com sensação térmica chegando a -15°C
Uma nova frente fria avança nesta quarta-feira (13) pelo Sul do Brasil, com uma massa de ar polar intensa que promete derrubar as temperaturas nos próximos dias, com chance de neve para a Serra Catarinense.
Chuvas e temporais
A frente fria provoca instabilidade, especialmente no fim da tarde, com possibilidade de pancadas fortes, trovoadas, ventos intensos e granizo isolado, principalmente em Santa Catarina e no Paraná. No Rio Grande do Sul, já houve registro de chuvas expressivas, como os 79 milímetros em Jaguarão e 61 milímetros em Soledade nas últimas 24 horas.
Queda brusca de temperatura
Na quinta-feira (14), o ingresso do ar polar deve derrubar as temperaturas no Sul gaúcho para máximas entre 20°C e 25°C. Na sexta-feira (15), o frio se intensifica, com máxima prevista de 11°C a 13°C em Porto Alegre. Nas áreas serranas, a madrugada pode registrar temperaturas negativas, entre -5°C e 0°C, com sensação térmica chegando a -15°C.
Geada e chance de neve
A previsão indica geada generalizada no Sul e nos planaltos catarinenses, especialmente entre sexta e sábado, devido ao ar frio e seco. Há também possibilidade de neve fraca entre quinta e sexta em áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e do Planalto Sul catarinense, embora os modelos mais recentes indiquem menor abrangência do fenômeno.
Impacto por regiões
Sul do RS, SC e PR: chuva forte, risco de granizo e ventos; máximas de 20°C a 25°C na quinta e abaixo de 10°C na sexta.
Serras gaúcha e catarinense: geada intensa e frio extremo; mínimas de -5°C a 0°C, sensação térmica até -15°C.
Centro-Oeste e Sudeste: avanço do frio no fim de semana, com temperaturas abaixo da média para o inverno.
Nos próximos dias, o Sul do Brasil viverá o que pode ser a mais intensa incursão de ar polar do ano até agora, com geadas generalizadas, temperaturas muito baixas e até a possibilidade de neve.
Com informações MetSul meteorologia