‘Cheiro forte’: família é levada ao hospital após suspeita de intoxicação durante viagem em SC

‘Cheiro forte’: família é levada ao hospital após suspeita de intoxicação durante viagem em SC

22 de agosto de 2025 Off Por Editor



  • A suspeita é de que a família possa ter sofrido intoxicação por monóxido de carbono

    Uma família foi levada ao hospital, na noite da última quarta-feira (20), após apresentar sintomas de intoxicação durante uma viagem de carro em Itaiópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina. Os Bombeiros Voluntários de Itaiópolis foram acionados para atender a ocorrência, na avenida Getúlio Vargas, no Centro, e encontraram um homem caído e inconsciente na garagem de um condomínio residencial. No local, as equipes perceberam um odor forte. O homem foi atendido e conduzido ao Pronto Atendimento, ainda sem responder. Ao chegarem no hospital, os bombeiros encontraram uma mulher e um bebê, que teriam sido encaminhados por populares. Ela relatou que a família estava voltando de viagem e, ao acessar o trevo de Itaiópolis, perceberam um cheiro forte. Em seguida, eles começaram sentir dores de cabeça. Ainda segundo relato, quando chegaram na garagem do condomínio, o cheiro se intensificou, e o bebê chegou a desmaiar. De acordo com os bombeiros, a suspeita é de que a família possa ter sofrido intoxicação por monóxido de carbono. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, o monóxido de carbono é um dos gases eliminados pelos escapamentos de carros que funcionam com gasolina, diesel ou álcool. O gás também é produzido durante incêndios e na utilização de churrasqueiras, aquecedores a gás ou querosene, em fogueiras ou outras fontes de combustão.

    Sintomas de intoxicação:

    • Leves: dores de cabeça, enjoos, tontura, vômitos, dificuldade de concentração, sonolência e falta de coordenação;
    • Moderados: falta de discernimento, confusão, inconsciência, convulsões, dores no peito, falta de ar, pressão arterial baixa e coma;
    • Graves: Geralmente fatais. As poucas vítimas que se recuperam de um quadro grave podem apresentar sintomas por várias semanas.