
Carreta com 20 toneladas de abóbora é interceptada pela PF na fronteira
28 de agosto de 2025Os agentes flagraram o caminhão atravessando clandestinamente a fronteira entre Barracão (PR) e a Argentina
Uma carreta carregada com cerca de 20 toneladas de abóboras cabotiá, que atravessava irregularmente a fronteira entre Barracão (PR) e a Argentina, foi interceptada pela Polícia Federal (PF) na noite da última terça-feira (26). O motorista foi preso em flagrante por contrabando. Durante fiscalização em Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, os agentes flagraram o condutor do caminhão atravessando clandestinamente a fronteira. Os policiais abordaram o condutor e se depararam com a carga contrabandeada. Tanto a carreta quanto a carga foram levadas para a Delegacia da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira. O condutor responderá pelo crime de contrabando. A Polícia Federal segue investigando a origem da carga e o possível destino do produto no Brasil.
Contrabando e descaminho
No Brasil, os crimes de contrabando e descaminho estão previstos no Código Penal, com penas de até cinco anos de prisão.
Contrabando (art. 334-A)
Definição: Importar ou exportar mercadorias cuja entrada ou saída do país seja proibida.
Pena: 2 a 5 anos de reclusão.
Descaminho (art. 334)
Definição: Importar ou exportar mercadorias sem pagar os tributos devidos, ou seja, evitar o pagamento de impostos legalmente exigidos.
Pena: 1 a 4 anos de reclusão.