CHAPECÓ – Audiência Pública trata sobre alterações do trânsito na área central

CHAPECÓ – Audiência Pública trata sobre alterações do trânsito na área central

22 de junho de 2017 Off Por Chapecó



  • Em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (22), no auditório da Prefeitura Municipal, foram apresentadas as alterações propostas pelo Plano de Mobilidade Urbana de Chapecó/SC. Serão mudanças significativas na área central da cidade.
    As alterações envolvem um quadrado, que abrange o perímetro entre as avenidas São Pedro e Lauro Müller, passando pelas avenidas Nereu Ramos e Fernando Machado. Essas duas últimas terão mão única. A Fernando Machado terá sentido Sul-Norte e a Nereu Ramos sentido Norte-Sul.

    Serão quatro pistas de circulação, duas de cada lado do canteiro central. Os ônibus circularão em corredores à direita da via, para facilitar o embarque e desembarque de passageiros.

    A ideia é ter vias rápidas, tanto para carros quanto para o transporte coletivo. Haverá ainda alterações em semáforos, com novo posicionamento de equipamentos, para viabilizar a chamada onda verde.

    Veículos poderão trocar de pista, de um lado para outro do canteiro central, através de passagens que serão abertas nesses espaços. O estacionamento à direita, nas avenidas Fernando Machado e Nereu Ramos, será retirado, para que haja fluidez no tráfego dos ônibus.

    Além do terminal urbano de passageiros hoje existente, outro deve ser construído na avenida São Pedro. A intenção, à princípio, é utilizar um terreno de esquina, no cruzamento com a avenida Porto Alegre. Futuramente, um terceiro terminal será edificado na região da Efapi.

    A audiência pública desta quinta-feira (22) tratou exclusivamente sobre o chamado eixo binário, no espaço entre a São Pedro e a Lauro Müller, indo ou vindo pelas avenidas Fernando Machado e Nereu Ramos. A circulação ocorrerá no sentido horário, por isso a Fernando Machado será Sul-Norte e a Nereu Ramos será Norte-Sul.

    Prazos

    Segundo o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, a intenção é promover as mudanças por completo entre o fim desse ano e o começo de 2018. No período, devido às férias escolares e em muitas empresas, há menos circulação de veículos, o que facilitará a implementação do novo sistema.

    Outras vias

    Várias conversões à esquerda e algumas à direita serão proibidas a partir do novo sistema. Além da alteração radical nas avenidas Fernando Machado e Nereu Ramos, o reflexo se dará em outras ruas próximas. O estacionamento na avenida São Pedro será totalmente removido da Nereu Ramos em direção Oeste.

    Após o binário entrar em funcionamento, existe a intenção de instalar um calçadão sem estacionamento na avenida Getúlio Vargas, entre a avenida Marechal Bormann e a Quintino Bocaiuva.

    Algumas outras de mão única serão necessárias, principalmente para ligar a São Pedro em direção ao centro e também do centro em direção a Efapi, por vias alternativas.

    Fonte: Roberto Lorenzon