
Esquerdistas convocam invasões de terras em Santa Catarina
30 de setembro de 2025Nas redes sociais, líder da ocupação Carlos Marighella, em Palhoça, alega que migrantes ‘têm direito de usufruir da riqueza produzida’
Um grupo esquerdista que invadiu terras na região metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina, convocou migrantes das regiões Norte e Nordeste para se unir a uma mobilização contra o que chamam de “exploração” de trabalhadores vindos dessas áreas no Estado. A convocação foi feita em um vídeo publicado nas redes sociais, no qual Filipe Bezerra, integrante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário e líder da invasão Carlos Marighella, em Palhoça, afirma que os trabalhadores devem “usufruir das riquezas produzidas”. “A gente precisa parar de ficar na reação e começar a agir”, disse Filipe Bezerra, do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), em um vídeo publicado nas redes sociais. “Vamos começar uma ofensiva contra os ataques aos trabalhadores migrantes […] Se a gente produz a riqueza daqui, merecemos usufruir da riqueza aqui. Se tiver que ocupar tudo, vamos ocupar tudo.”
Na semana anterior, militantes da mesma ocupação haviam invadido uma área às margens da BR-101, no bairro Bela Vista, em São José, na Grande Florianópolis. A ação gerou tensão entre moradores, que acionaram a polícia logo no início da manhã de domingo. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal acompanharam a retirada. Por volta das 13h20, o grupo desmobilizou o acampamento e deixou o local sem registro de confronto. Em nota, a Prefeitura de São José informou ter acionado as autoridades competentes e garantiu que adotou todas as medidas necessárias para assegurar a ordem, a segurança da comunidade e o cumprimento da lei.
Luciano Hang denuncia invasões de terras em Santa Catarina
O empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, também comentou o caso. Em publicação no Instagram, afirmou que os catarinenses não podem “permitir a desordem e o desrespeito às nossas tradições”. “O povo catarinense é reconhecido pelo trabalho e pela determinação. Aqui temos lojas em que mais de 70% dos colaboradores que são do norte e nordeste, e posso afirmar: são pessoas exemplares, dedicadas, comprometidas e incansáveis […] O que não podemos permitir é que criminosos tentem impor a desordem, desrespeitando as nossas tradições, valores e costumes”, escreveu Hang. “Em Santa Catarina há espaço para quem deseja trabalhar e prosperar.”
PMSC manda recado para esquerdistas: “Qualquer invasão terá resposta imediata”
Em comunicado, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) informou que foi acionada para conter a invasão, que ocorreu em um terreno da União. A operação contou com efetivos do 7º BPM e de unidades especializadas, como Choque, Canil, Cavalaria e Bope. Segundo a PM, a situação foi controlada de forma estratégica e pacífica. A corporação reforçou que mantém monitoramento constante e mobilização em todo o Estado para dar resposta imediata a tentativas de invasão. “Em Santa Catarina, não há espaço para ações que desrespeitem a lei”, diz o comunicado da PMSC. “Estamos sempre prontos para preservar a ordem e proteger a vida”.
Com informações Revista Oeste