
Lula relata defeito em caça da FAB em visita ao Pará: ‘Medo de pegar fogo’
4 de outubro de 2025Conforme o presidente da República, voo precisou ser cancelado depois de problema no motor da aeronave
Um incidente com uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) marcou a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Pará, na última quinta-feira, 2. Durante passagem por Belém, ele relatou que, antes de um deslocamento à Ilha do Marajó, um defeito foi detectado no caça que utilizaria, o que levou ao cancelamento imediato da decolagem. O petista descreveu o episódio nesta sexta-feira, 3, em entrevista à TV Liberal, afiliada da Rede Globo na região. Ele afirmou que o problema ocorreu com o avião ainda no solo, e que a equipe orientou para um desembarcar muito rápido, por risco de incêndio. “Eu só tinha que agradecer a Deus, porque poderia ter tido um problema quando eu estivesse no ar”, afirmou Lula. “E teve quando eu estava em terra, ainda tivemos que descer do avião com medo que o avião pegasse fogo.”
Histórico de incidentes de Lula
Depois do ocorrido, a delegação presidencial utilizou um avião modelo C-97 Brasília para seguir até Breves, no arquipélago do Marajó, conforme previsto na agenda da quinta-feira, 2. Lula revelou ainda que, depois da situação, foi até a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré agradecer pela proteção durante a viagem. Em outro episódio semelhante, ocorrido no ano passado, Lula também enfrentou problemas técnicos durante voo oficial. Na ocasião, conforme informações da FAB, oficiais conseguiram solucionar o defeito enquanto a aeronave estava em voo. Contudo, foi necessário realizar 50 voltas, ao longo de quase cinco horas, para consumir combustível antes do pouso seguro. Depois desse incidente no México, tanto Lula quanto a comitiva retornaram em um avião reserva ao Brasil. A aeronave VC-1 passou por revisão e, posteriormente, voltou a integrar o rol daquelas que o presidente usa. Nas semanas seguintes, Lula intensificou viagens nacionais. Depois desse evento, o petista declarou a intenção de adquirir uma nova aeronave para a Presidência da República, mas ainda não efetivou a compra.
Com informações Revista Oeste