Lula embarca para mais uma viagem internacional

Lula embarca para mais uma viagem internacional

21 de outubro de 2025 Off Por Editor



  • Até seu retorno, o presidente terá passado 42 dias fora do país em 2025 e acumulado 130 dias de viagens desde o início do mandato

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva partiu para mais uma viagem internacional, na manhã desta terça-feira, 21. Por volta das 10 horas, o petista embarcou na Base Aérea de Brasília com destino à Indonésia e à Malásia, onde cumprirá agenda de 23 a 28 de outubro. Segundo o Palácio do Planalto, Lula tratará de “agendas voltadas ao fortalecimento das parcerias estratégicas com os países do Sudeste Asiático e à ampliação da presença do Brasil na região”. A agenda desta semana prevê que Lula desembarque na Indonésia para visita oficial de Estado, e o presidente Prabowo Subianto o receberá na quinta-feira, 23, quando ele participará de encontros com empresários dos dois países. Na sexta-feira 24, o petista seguirá para a Malásia, onde será recebido oficialmente no sábado 25. No domingo 26, Lula participará da 47ª Cúpula de Chefes de Estado da Asean, sendo o primeiro presidente brasileiro a participar do evento. No domingo 26, Lula tem horário reservado para reuniões bilaterais, com compromisso confirmado apenas com Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia. O retorno ao Brasil está agendado para o dia 28. Existe expectativa de encontro com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, porém ainda sem confirmação oficial.

    Ao fim da agenda, Lula terá acumulado 130 de viagens

    Esta é a segunda semana consecutiva de compromissos internacionais de Lula, que esteve em Roma na semana passada. Até seu retorno, na quarta-feira 29, o presidente terá permanecido 42 dias fora do país em 2025 e acumulado 130 dias de viagens desde o início do terceiro mandato. Nos últimos meses de 2023, Lula também visitou Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos. Embora localizados na Ásia, o governo brasileiro classifica esses deslocamentos como viagens ao Oriente Médio.

    Com informações Revista Oeste