Começam as comemorações dos 100 anos de Chapecó

Começam as comemorações dos 100 anos de Chapecó

24 de fevereiro de 2017 Off Por Chapecó



  • Administração Municipal anuncia calendário oficial de eventos dos meses de março e abril

     

    No ano em que Chapecó chega ao primeiro centenário uma programação especial marca as atividades voltadas à valorização e ao resgate da histórica e da cultura do povo chapecoense. Eventos, exposições, feiras de negócios, festivais, shows, mostras, estão programados. O calendário, construído com a participação popular, tem foco na diversidade, na trajetória de desenvolvimento e na riqueza cultural do Município.

    “Chapecó tem muito a comemorar nesses 100 anos. É uma rica história de trabalho, dedicação e superação. Chapecó é o primeiro Município do Estado que chega aos 100 anos com mais de 200 mil habitantes. Queremos que essa programação reúna as famílias, integre as comunidades e valorize todos aqueles que contribuíram e contribuem todos os dias com o desenvolvimento do Município. Queremos ainda ressaltar a importância do associativismo e da união da cidade para a nossa Chapecó, linda, forte e próspera”, destacou o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

     

    Comissão do Centenário

    Para oferecer um ano cheio de atividades comemorativas que proporcionem integração e aproximem os cidadãos, os trabalhos na organização do Centenário começaram cedo. Ainda em 2016 foi criada a Comissão de Organização das Programações Alusivas aos 100 anos de Chapecó, integrada por representantes empresariais, de organizações e instituições públicas e privadas.  Por intermédio da Comissão estão sendo inseridos os eventos que farão parte, a cada mês, da programação oficial alusiva ao aniversário.

    Compõe a Comissão 80 representantes de 50 instituições representativas, que se reúnem para discutir e organizar o centenário. O grupo é o responsável pela seleção dos eventos e representa a comunidade no trabalho de construção das festividades do Centenário. De acordo com Roselaine Vinhas, Presidente do Conselho Estadual de Cultura, que está à frente da Comissão “o trabalho é acompanhar, avaliar e validar propostas advindas dos diversos componentes da comunidade, além de propor ações, acompanhar a organização da programação. A comissão garante a participação significativa da representatividade da comunidade”, enfatiza.

    Incentivo à participação

    Para chegar a uma programação especial, toda a comunidade pôde contribuir de maneira participativa com projetos para homenagear o Município. Um Edital foi lançado em maio de 2016 para incentivar as entidades, órgãos ou instituições a inscreverem seus projetos, ideias ou eventos, a fim de incrementar e fortalecer o calendário oficial.  Desde que foi lançado, o Edital dos 100 Anos recebeu 81 propostas, opiniões e sugestões, que foram avaliadas e selecionadas para 2017.

    “A programação dos 100 anos não é da Comissão, da Prefeitura ou das instituições promotoras, é de toda a comunidade de Chapecó. Por isso incentivamos a participação popular, abrindo espaço para todos nos ajudarem a construir um calendário com a cara e jeito de Chapecó, a altura da nossa história”, complementou o Prefeito.

     

    Começam as comemorações:

     Chapecó Moto Show

    O primeiro grande evento a integrar a programação do Centenário é o “Chapecó Moto Show – Encontro Sul Brasileiro de Motociclistas”, que será realizado nos dias 10, 11 e 12 de março, no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves. Cerca de sete mil motociclistas são esperados para o evento e a expectativa de público é de 35 a 40 mil pessoas. O Encontro será marcado por uma extensa programação, com campeonato de kart, exposição de carros antigos, festival Food Truck, bar nas alturas, shows e negócios. O evento promete movimentar as redes hoteleira e gastronômica, além do comércio da cidade.

     

    Workshop Street Dance

    Para os interessados em danças urbanas, tem workshop de Street Dance na Escola de Artes no sábado, dia 11/03. O curso será ministrado por três grandes nomes no cenário da dança e as inscrições podem ser feitas na sede da instituição.

     

    II Simpósio Sulbrasileiro da Construção Civil

    Ainda em março, no dia 30, acontece o II Simpósio Sulbrasileiro da Construção Civil, que abordará cenários e perspectivas para o setor, tratando de maneira específica tecnologia e modernização nas relações de trabalho. O evento será realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

     

    Apae Dançando na Comunidade

    Inicia também no mês de março o Projeto da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), “Apae dançando na comunidade”, que irá circular pelo Município até o mês de outubro com a primeira inserção no dia 7 de março, na Cidade do Idoso, na Efapi. A ideia é que o evento percorra diferentes locais públicos levando toda a superação dos usuários para o cotidiano das pessoas.

     

    Exposições de artes visuais

    Os apreciadores das Artes Visuais terão disponíveis quatro exposições, em Galerias Municipais de Arte e no Museu de História e Arte Antônio Selistre de Campos. Os eventos envolvem diferentes temas e técnicas de artes visuais, com olhares e perspectivas distintas. A entrada para conferir o trabalho dos artistas é gratuita.

    Abril, mês em que se comemora o Dia da Dança, será marcado por apresentações de diferentes grupos, bailarinos e modalidades, que irão circular por toda Chapecó.

     

    XVIII Simpósio Brasil Sul de Avicultura

    Ainda no mesmo mês será realizado o XVIII Simpósio Brasil Sul de Avicultura, com debates, feira de negócios e oportunidades, lançamentos e inovações tecnológicas.

     

    Expo Kids

    Para as crianças o mês reserva a programação especial da Expo Kids, uma feira especializada para o público infantil.

     

    Confira a programação completa dos meses de Março e Abril:                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 Março

     07/03/217 – Terça-feira – “Apae dançando na comunidade, Cidade do Idoso – Efapi;

    08/03 a 28/04/2017 – Quarta-feira – “Exposição fotográfica: “UM olhar anterior” – Gapa – Galeria Municipal de Arte do Centro de Cultura e Eventos Pínio Arlindo De Nes.

    10, 11 e 12/03/2017 – Sexta, sábado e domingo-  Encontro Sul Brasileiro de Motociclismo – Parque da Efapi;

    11/03/2017 – Oficina de Arte Visuais – “100 breves imaginários”, contemplado pelo Edital das linguagens – Escola de Artes;

    11/03 /2017 – Workshop Street Dance Blast – Escola de Artes;

    20/03/2017 – Abertura da Galeria de Arte do acervo da Escola de Artes – Escola de Artes de Chapecó;

    20/03 a 20/06/2017 – Exposição Guerra do Contstado: 100 anos de memórias narrativas” – Museu de História e Arte de Chapecó;

    24/03 a 30/04/2017 – Exposição Estrada Adentro – Galeria municipal de Arte Dalme Rauen;

    30/03/2017 – II Simpósio Sulbrasileiro de Construção Civil – Centro de Eventos;

    Até 21/04 – Exposição “Evidentemente com a Chapecoense” – Museu de História e Arte de Chapecó.

     

    Abril

    04 e 06/04/2017 – XVIII simpósio Brasil Sul de Avicultura e 9ª Edição do Poultry Fair – Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes;

    07/04/2017 – “A dança na ponta dos pés” – Unoesc;

    08/04/2017 – Gincana Chapecó 100 anos/ Rotararact Club de Chapecó – Estacionamento Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes;

    18 a 24/04/2017 – Comemoração Semana do Escoteiro – homenagem Desbravador;

    19/04/2017 – “A dança na ponta dos pés” – Presídio Feminino;

    22/04/2017 – Gincana Chapecó 100 anos/ Rotararact Club de Chapecó – Estacionamento Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes;

    24/04/2017 – “A dança na ponta dos pés” – Centro de convivência do idoso;

    26/04/2017 – “A dança na ponta dos pés” – Hospital materno Infantil;

    25/04/2017 – “Apae dançando na comunidade” – Ceu das Artes e Esportes Unificado;

    28/04/2017- “A dança na ponta dos pés” – Praça Coronel Bertaso;

    28/04/2017 – “A dança na ponta dos pés” – Terminal urbano;

    28/04/2017 – “A dança na ponta dos pés” – Shopping Pátio Chapecó;

    28/04/2017- “A dança na ponta dos pés” – Apae;

    28 a 30/04/2017 – 2ª Expo Kids – Parque da Efapi;

    29/04/2017– Apresentação Interativa de dança – Flash Mob – Calçadão;

    29/04/2017 – Comemoração Dia da Dança – Escola de Artes de Chapecó.