Amazon anuncia demissão de 14 mil funcionários
28 de outubro de 2025A empresa vai focar automação e realocação de recursos para acelerar inovação com inteligência artificial
Medidas de redução de custos levaram a Amazon a anunciar, nesta terça-feira, 28, a demissão de 14 mil funcionários, como a primeira parte de um processo de “redução global” vinculado ao desenvolvimento da inteligência artificial dentro da companhia. A medida faz parte de uma estratégia maior para reduzir custos e realocar recursos em áreas consideradas prioritárias. “As reduções que anunciamos hoje são uma continuidade dos esforços para nos fortalecer ainda mais ao reduzir a burocracia, eliminar camadas e realocar recursos para garantir que estamos investindo em nossas maiores apostas”, afirmou Beth Galetti, vice-presidente de Recursos Humanos e Tecnologia, ao jornal The Wall Street Journal (WSJ). Os cortes atingem principalmente funções administrativas e áreas estratégicas, como recursos humanos, publicidade e gestão, em um universo de 1,5 milhão de funcionários — sendo 350 mil com atuação em escritórios. Beth enfatizou que o impacto não alcançará o quadro operacional dos depósitos neste primeiro momento. De acordo com a empresa, a redução anunciada marca apenas a primeira etapa de um processo que pode envolver novas demissões ao longo dos próximos anos, enquanto outras áreas seguirão contratando. “Em 2026, esperamos continuar contratando em áreas estratégicas cruciais, ao mesmo tempo que identificamos outras oportunidades de eliminar postos e melhorar a eficácia”, explicou Beth.
Amazon quer focar IA generativa
As demissões ocorrem poucos dias antes da divulgação dos resultados trimestrais da Amazon e em meio ao aumento dos investimentos em inteligência artificial. Segundo Andy Jassy, CEO desde 2021, a adoção da IA generativa permitirá à empresa inovar com maior rapidez e reduzir o número de cargos administrativos nos próximos anos. O processo de ajuste não se limita aos Estados Unidos, e a companhia informou que a maioria dos trabalhadores afetados terá 90 dias para buscar novas funções internas, prazo que pode variar conforme as legislações locais. No período entre 2022 e 2023, sob comando de Jassy, a Amazon já havia eliminado 27 mil empregos. Nos bastidores, o WSJ avaliou que fatores como alta de preços, pressões no mercado de trabalho e efeitos da guerra comercial dos Estados Unidos motivam a empresa a adotar medidas mais rígidas para manter o crescimento. O jornal The New York Times apontou a possibilidade de a Amazon deixar de contratar mais de 160 mil pessoas até 2027, enquanto a automação se intensifica nos centros de distribuição.
Amazon $AMZN now has over 750,000 robots deployed across their network of warehouses.
Each robot packer at a warehouse can replace 24 workers.
The machines are coming for more jobs than you think. pic.twitter.com/YM2wJ9nVF4
— Jesse Cohen (@JesseCohenInv) October 25, 2025
Com informações Revista Oeste


Podemos ajudar?