Saiba como vai funcionar o bloqueio dos aparelhos de TV box pela Anatel

Saiba como vai funcionar o bloqueio dos aparelhos de TV box pela Anatel

13 de fevereiro de 2023 Off Por Editor



  • Segundo a agência, dispositivos oferecem risco à segurança física e de dados dos usuários

    Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou o plano de combate ao uso de decodificadores clandestinos de TV por assinatura e serviços de streaming do tipo TV box, IPTV e smart TV box. Esse tipo de aparelho precisa obrigatoriamente da homologação da Anatel para ser comercializado no Brasil. A partir da certificação, o órgão pode fiscalizar se as empresas estão seguindo os padrões de qualidade e segurança.

    Como será realizado o bloqueio?

    Segundo o conselheiro da Anatel, Moisés Queiroz, a operação vai funcionar acolhendo denúncias sobre as infrações para análise de um grupo técnico da agência. A partir da análise e da certeza de que não se trata de uma TV box certificada, a Anatel notificará as operadoras com a determinação do bloqueio nacional dos endereços de IP que estão sendo utilizados no funcionamento das caixas.

    A Anatel estima que há 5 milhões de aparelhos clandestinos em uso no Brasil, mas ainda não sabe quantas caixas foram desativadas até o momento.

    Por que os aparelhos estão sendo desativados?

    A medida visa proteger as redes de comunicação e também o consumidor. De acordo com estudos da Anatel, a TV box clandestina possui um software malicioso capaz de permitir que criminosos assumam o controle do aparelho para a captura de dados e informações pessoais dos usuários, como por exemplo registros financeiros, arquivos e fotos que estejam armazenados em dispositivos que compartilhem a mesma rede.

    “É como se fosse um inimigo dentro da própria casa, roubando dados, senhas e informações confidenciais que levam prejuízo ao consumidor”, disse Queiroz.

    Além disso, o plano busca melhorar o equilíbrio competitivo do mercado audiovisual pela redução de ofertas irregulares de conteúdo que possui direitos autorais.

    Como saber se a sua “caixinha” é clandestina ou não?

    As TV box que são homologadas pela Anatel possuem um selo de certificação colado no próprio aparelho e um número de homologação. A veracidade do selo pode ser verificada através deste link (https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/certificacao-de-produtos/consulta-de-produtos).

    O consumidor também pode verificar através da forma que ele adquirir a “caixinha”. Caso ele não pague pelos serviços que estão sendo oferecidos, é provável que o aparelho esteja fornecendo um sinal pirata.

    Como ter acesso aos conteúdos da TV box de maneira legal?

    Os canais de televisão fechados e os serviços de streaming podem ser assinados e acessados legalmente pela internet.