Brasil está entre os 10 países com menor nível de confiança entre as pessoas, diz levantamento

Brasil está entre os 10 países com menor nível de confiança entre as pessoas, diz levantamento

14 de novembro de 2025 Off Por Editor



  • Levantamento internacional mostra que só 7% dos brasileiros acreditam que ‘a maioria das pessoas é confiável’

    A confiança entre cidadãos varia amplamente no mundo, segundo levantamento global publicado em 2024 com base em dados do Integrated Values Surveys (IVS). O estudo avaliou 90 economias e mostra que, no Brasil, apenas 7% dos adultos concordam com a afirmação “a maioria das pessoas pode ser confiável”. Os países nórdicos, por outro lado, dominam o topo do ranking. A Dinamarca lidera, com 74% dos entrevistados que afirmam confiar nos outros, seguida por Noruega (72%) e Finlândia (68%). A China ocupa a quarta posição (63%) e é o único país não ocidental entre os dez primeiros colocados. Além disso, Islândia, Suécia e Suíça também figuram entre as nações com altos índices de confiança. De acordo com o relatório, sistemas de bem-estar social consolidados, baixos níveis de corrupção e governos transparentes sustentam os altos índices de confiança na região. Além disso, o relatório afirma que “a confiança é o cimento social que mantém as comunidades unidas, molda instituições e impulsiona a atividade econômica”.

    Confiança: Brasil está entre os 10 últimos colocados

    O Brasil, porém, aparece entre os dez países com menor confiança social. Apenas 7% dos entrevistados afirmaram confiar na maioria das pessoas. O país está ao lado de Egito (7%), Chipre (7%), Equador (6%) e Colômbia (5%). Na América Latina, a desconfiança é massiva: Peru e Nicarágua registram 4%, e a Colômbia, 5%. O estudo relaciona esses baixos índices à instabilidade política, à criminalidade elevada e a crises econômicas recorrentes. Entre os países de língua inglesa, os níveis de confiança variam. A Nova Zelândia (57%) e a Austrália (49%) aparecem à frente de Canadá (47%), Reino Unido (43%) e Estados Unidos (37%). Na Europa Ocidental, a Suíça (59%) e os Países Baixos (57%) superam Alemanha (42%), França (26%) e Itália (27%).

    Metodologia do estudo

    Os dados utilizados referem-se à sétima onda do Integrated Values Surveys, referente ao período de 2017 a 2022. Embora publicada em 2024, a pesquisa representa o ano mais recente de cada ciclo de coleta, o que permite maior comparabilidade entre as edições. As amostras variam de 1 mil a 1,5 mil entrevistas por país, com adultos que representam a população nacional. Os entrevistados ouviram a pergunta: “De modo geral, você diria que a maioria das pessoas pode ser confiável ou que é preciso ter muito cuidado ao lidar com as pessoas?”. Já as respostas possíveis variavam entre “não sei”, “é preciso ter cuidado” e “a maioria das pessoas pode ser confiável”. O levantamento cobre dados de 1984 a 2022, e sua atualização ocorre anualmente. A publicação da versão mais recente ocorreu em 27 de junho de 2025, com a próxima atualização prevista para junho de 2026.

     

    Com informações Revista Oeste