Projeto aproxima alunos da natureza

Projeto aproxima alunos da natureza

3 de julho de 2017 Off Por Chapecó



  • Uma escola lúdica, que desperta o interesse das crianças e traz atividades diferentes para o cotidiano. Foi desenvolvendo isso na prática que a professora Andréia Bonan, do Centro de Educação Infantil Municipal do Comércio, construiu o projeto “Criança e natureza, uma combinação criativa e divertida”. As ações buscaram acrescentar qualidade de vida na rotina das crianças a partir de pequenos gestos como prestar atenção no meio em que estão inseridos.

    Sempre com o tema central “entrosamento com a natureza”, as atividades trouxeram diferentes informações e conhecimentos, abordando linguagens distintas. Por meio das atividades eles exercitaram o reconhecimento da escrita, relação dos numerais, ambientes e paisagens. De acordo com o projeto teórico, a ideia foi trazer para a turma a sequência lógica, no sentido de compor histórias, estimular o interesse por escrever, identificar as estações do ano através do contato com os elementos da natureza, estabelecer relação com as quantidades e  identificar elementos.

    Segundo a professora, o objetivo foi explorar partes da natureza para despertar nos alunos o espírito investigativo, a curiosidade e o conhecimento científico, relacionando as diferentes linguagens do conhecimento. “A atenção e a concentração, capacidades tão indispensáveis para a aprendizagem, podem ser cultivadas neste entrosamento com a natureza, assim como a curiosidade, a flexibilidade, a coragem para lançar-se ao desconhecido e a capacidade para encontrar soluções para alguns problemas. Usei alguns elementos da natureza como estratégia pedagógica para trabalhar diferentes conteúdos”, disse.

    As atividades foram trabalhadas com a turma do Pré I, e envolveram também as famílias. Por meio do contato com os pais, os alunos trouxeram para a sala de aula diferentes elementos como folhas e sementes para construir personagens e mandalas. “Amei fazer a atividade, aprendi a usar as folhas e gravetos para fazer um personagem, o Dudu. Eu fiz uma história para ele. Aprendi a contar, a separar por tamanho e também as letras do alfabeto para formar palavras”, contou o Francisco Lasaretti Dori, de 4 anos.

    Para a Secretária de Educação, Sandra Galera, “o trabalho com elementos da natureza tem muito para acrescentar na qualidade de vida e desenvolvimento das crianças. Também nos ensinam que fazemos parte dela, colaborando para a ampliação da consciência pessoal, planetária e ecológica”, enfatiza.