35% dos brasileiros dizem ser de direita e 22% de esquerda, revela Datafolha
27 de dezembro de 2025Apesar da alta entre os números da direita, mais pessoas dizem se identificar como apoiadores do PT, do que apoiadores de Bolsonaro
Um levantamento feito pelo Datafolha na última quarta-feira (24), revelou que uma grande parte dos brasileiros diz ser de direita, correspondendo à 35% da população. Já 22% diz ser de esquerda. Entre estes números, 17% dos brasileiros se declarou ser de centro, 11% de centro-direita, 7% de centro-esquerda. Já 8% não soube responder. Apesar da alta entre os números da direita, mais pessoas dizem se identificar como apoiadores do PT, do que apoiadores de Bolsonaro.
Direita e esquerda: Brasil vive alta polarização
A pesquisa do Datafolha obteve resposta de 2.002 entrevistados, com 16 anos ou mais, de 113 municípios do país, entre os dias 2 a 4 de dezembro. O levantamento pedia que as pessoas se posicionassem em uma escala de 1 a 7, sendo 1 a posição máxima de esquerda e 7 a posição máxima de direita. Os resultados mostraram uma alta polarização entre os eleitores brasileiros. Aproximadamente 74% responderam se identificar como petista ou bolsonarista. Dentro desse número, a esquerda lidera: com 40% dos entrevistados apoiando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 34% apoiando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o levantamento, 18% se dizem neutros, 6% revelou não apoiar nenhum dos dois políticos e 1% não soube responder.
Outros números da pesquisa
O levantamento também revelou outras áreas, veja:
- Escolaridade:
- Com menor menor escolaridade: 41% diz ser de direita e 26% de esquerda
- Ensino médio completo: 21% disseram ser de centro
- Ensino superior completo: 20% disseram ser de centro.
- Faixa etária:
- 16 a 24 anos: 30% de centro, 26% de direita e 16% de esquerda
- 60+: 42% de direita, 25% de esquerda e 9% de centro
- Religião:
- Católicos: 36% disseram ser de direita e 24% de esquerda
- Evangélicos: 42% de direita e 16% de esquerda.
Com informações de SBT News

Podemos ajudar?