Partido de Bolsonaro, PL terá a maior bancada no Congresso

Partido de Bolsonaro, PL terá a maior bancada no Congresso

3 de outubro de 2022 Off Por Editor



  • Na Câmara, o PL obteve 23 deputados; no Senado, a sigla vai ocupar 14 cadeiras

    O Partido Liberal (PL) teve o melhor desempenho nas eleições e será a maior bancada do Congresso Nacional, a partir de 2023. Para a Câmara, a legenda conseguiu eleger ao menos 23 deputados federais, que somados chegam a 99 no total.

    A sigla vai ocupar 14 cadeiras no Senado. O resultado do PL foi de oito eleitos, com isso, a bancada terá cinco senadores a mais do que na última formação. Destaque para a região Sudeste que obteve 2 cadeiras: Magno Malta (PL-ES) e Marcos Pontes (PL-SP). A terceira ficou com Romário (PL-RJ), que foi reeleito.

    Voltando à Câmara, a segunda maior bancada ficará com o PT. No total, serão 79. Um levantamento feito pelo Grupo FSB mostra que “na esquerda, o PT elegeu a segunda maior bancada da Câmara, com projeção de 80 eleitos”, isso representa 15,5% da Casa — considerando a federação, explica o estudo. Já no Senado, o PT “aumentou sua presença para nove Senadores, 11% da Casa, sendo quatro recém-eleitos”, de acordo com o FSB.

    O PT é o partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que vai disputar o segundo turno à Presidência contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

    Independentemente do resultado, é importante que o Presidente da República tenha interlocução com deputados e senadores para conseguir apoio para aprovar projetos e aplicar os planos de governo.

    Um exemplo é a presidência das comissões permanentes, como a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) — considerada a mais importante tanto no Senado quanto na Câmara. As maiores bancadas tem prioridade nas escolhas dos presidentes dessas comissões.