Duas cidades de Santa Catarina decretam emergência após temporais
1 de janeiro de 2026Os decretos oficiais de situação de emergência valem por até 180 dias
Duas cidades de Santa Catarina decretaram situação de emergência após as chuvas dos últimos dias. Os municípios de Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte, e Angelina, na Grande Florianópolis, publicaram decretos oficiais reconhecendo os danos causados por temporais.
Balneário Barra do Sul decreta situação de emergência
Em Balneário Barra do Sul, a situação de emergência foi decretada ontem quarta-feira (31). Segundo a Defesa Civil, o município registrou acumulados de chuva entre 141,4 mm e 147,2 mm em apenas 24 horas. A cidade enfrentou alagamentos, interrupção de vias públicas e instabilidade em estruturas urbanas. Com o decreto, a prefeitura autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para ações de resposta, recuperação e reconstrução das áreas atingidas, sob coordenação da Defesa Civil. Também está permitida a convocação de voluntários, a realização de campanhas de arrecadação e a dispensa de licitação para a contratação de serviços e aquisição de materiais necessários ao atendimento da situação emergencial. Conforme a prefeitura, a medida tem vale por 180 dias.
Angelina decreta situação de emergência
Já o município de Angelina decretou situação de emergência na terça-feira (30), após chover 90 mm em 24 horas, no dia 29 de dezembro. Segundo a Defesa Civil, os temporais causaram danos humanos, materiais e prejuízos econômicos, exigindo atuação imediata do poder público. O decreto de emergência também aponta a manutenção de alertas meteorológicos como fator agravante, elevando o risco de novos eventos e de desastres secundários. Assim como em Balneário Barra do Sul, a medida autoriza a mobilização das equipes municipais, a convocação de voluntários, o uso de propriedades particulares em situações de risco e a dispensa de licitação para ações emergenciais, com validade de 180 dias. As autoridades orientam que os moradores acompanhem os avisos da Defesa Civil e sigam as recomendações de segurança, especialmente em caso de novas chuvas.


Podemos ajudar?