Bota casaco, tira casaco: após geada, ciclone e mar agitado, SC deverá ter calor intenso, alerta Defesa Civil

Bota casaco, tira casaco: após geada, ciclone e mar agitado, SC deverá ter calor intenso, alerta Defesa Civil

16 de setembro de 2023 Off Por Editor



  • Temperaturas podem se aproximar dos 40ºC em algumas regiões na próxima semana; saiba onde.

    Quando o assunto é o tempo, o catarinense não tem um dia de folga. Após uma sexta-feira (15) de temperaturas baixas, especialmente nas partes mais altas de Santa Catarina, com registro de geada, e com alerta de mar agitado, agora será a vez do calor voltar. Durante a próxima semana, as máximas podem chegar a quase 40º em algumas regiões do estado.

    A Defesa Civil de Santa Catarina alertou, por uma nota meteorológica, a volta do calor intenso. Segundo o órgão, no domingo (17) e na segunda-feira (18), o ar mais aquecido vindo do norte do país favorece o aumento das temperaturas, principalmente durante as tardes, onde as máximas podem superar os 30°C em praticamente todo o estado. A exceção desta condição fica para a Serra, onde as máximas permanecem entre 27°C e 29°C.

    As altas temperaturas, consideradas atípicas para a época, também tem a influência de uma área de alta pressão atmosférica, mantendo o tempo firme e com predomínio de sol.

    Um breve refresco

    Apenas na terça-feira (19) há condições para pancadas de chuva, fazendo com que as temperaturas se mantenham em torno dos 25°C aos 28°C na porção central e entre 30°C e 32°C nas demais áreas. A partir da quarta-feira (21), as temperaturas se elevam gradualmente. À tarde as temperaturas podem se aproximar dos 38°C no Oeste e no Litoral Sul, nas demais regiões permanecem em torno dos 35°C.

    Atenção à umidade

    Nas horas mais quentes do dia, a umidade do ar fica baixa, com valores abaixo de 30%. Há risco para desidratação, insolação e problemas respiratórios. Não se descarta, também, risco de queimadas, principalmente no Oeste. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

    Com informações SCC10