Feira de Mudas comemora os bons resultados

Feira de Mudas comemora os bons resultados

12 de julho de 2017 Off Por Chapecó



  • A Feira de Mudas promovida pela Prefeitura de Chapecó, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Assistência Social, atraiu grande público durante os três dias de evento. De acordo com a organização, entre espécies frutíferas e ornamentais, foram comercializadas mais de 15 mil mudas de plantas.

    Outro fator positivo foram os resultados para a movimentação econômica do setor. De acordo o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Valdir Crestani, o volume de negócios superou os R$ 130 mil. “A 6ª edição foi um sucesso e a procura foi tão grande, que nos deixa contentes do belo trabalho que está sendo feito pelas Secretarias e também pelos produtores que participam”, ressalta o Secretário.

    A Feira foi realizada junto ao pátio de estacionamento do Mercado Público Regional e reuniu 22 expositores entre produtores rurais e artesãos. Foram ofertadas mudas de frutas cítricas como laranjas, tangerinas e limas; além de variedades de figos, ameixas, uvas, jabuticabas, pêssegos, nectarinas, nozes e caquis. A comunidade pode adquirir ainda espécies ornamentais como begôneas, calandívas, orquídeas e palmeiras. O casal Nair e Valmor Cózzer, visitou a Feira pela primeira vez e ficou surpreso com o que encontrou. “Estamos à procura de mudas de laranja para plantar no nosso terreno e ao chegar aqui na Feira fiquei encantada com tantas opções. Vou aproveitar e levar também algumas flores para decorar o nosso jardim”, contou Nair Cózzer.

    Além das inúmeras variedades, o preço foi outro atrativo da Feira. O valor dos produtos disponíveis foi inferior ao praticado pelo mercado, variando de acordo com a espécie e porte de cada  planta ou produto. “A Feira já conquistou a credibilidade das pessoas, pois são oferecidas mudas sadias, de boa qualidade e com preços acessíveis”, concluiu Crestani. Para Antonio Rostirolla, proprietário de uma floricultura e que há cinco anos participa da Feira de Mudas, o objetivo é sempre oferecer produtos de qualidade, com uma grande variedade, praticando um preço diferenciado. “Este ano a gente trouxe para a Feira mais de 30 variedades de mudas frutíferas e por isso reduzir o valor, sem comparado ao que eu cobro na minha empresa. Acredito que é uma forma de valorizar os clientes que vem até aqui. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para mostrar as nossas opções, conversar melhor com o visitante e explicar como plantar, se vai se adaptar ao ambiente dele ou não”, explica o empresário.

    Com o sucesso da Feira este ano, a organização do evento juntamente com os produtores rurais e viveiristas já estudam a possibilidade de realizar uma nova edição ainda este ano. “Ainda nesta semana vamos realizar uma avaliação geral com todos os participantes da Feira para que possamos estudar a viabilidade e realizar uma nova edição da Feira daqui uns meses, mas dessa vez focada em mudas de flores e ornamentais”, conta Valdir Crestani.