Radar meteorológico no Oeste já pode emitir alertas em caso de fenômenos climáticos

Radar meteorológico no Oeste já pode emitir alertas em caso de fenômenos climáticos

14 de julho de 2017 Off Por Chapecó



  • SC – As imagens emitidas pelo radar meteorológico do Oeste já podem ser utilizadas na emissão de alertas, apesar de o equipamento não estar oficialmente operando. A inauguração em Chapecó está programada para 23 de agosto.

    De acordo com o secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, a fase de treinamento das equipes que vão operar o radar terminou na semana passada. Nesta semana, um profissional da alemã Selex, empresa responsável pela instalação, começou a observar os técnicos que trabalham na interpretação das imagens.

    Nesta fase o radar ainda pode ser desligado em alguns momentos, como ocorreu nesta semana para finalizar a pintura na torre. Também faltam alguns acabamentos nos cinco pavimentos, além da pintura do heliponto. No mesmo terreno de 4 mil metros quadrados, no loteamento Desbravador, será construído o Centro Regional da Defesa Civil, que deve estar pronto em três meses.

    Objetivo é avisar famílias com mais antecedência

    O coordenador geral da Defesa Civil de Chapecó, Clair Bazzi, comemorou o resultado dos primeiros testes feitos nos equipamentos.

    — Eles (servidores) até tiveram que baixar a potência do radar, pois o resultado foi muito bom.

    Para o secretário Moratelli, as informações sobre fenômenos climáticos serão mais precisas.

    Atualmente a Defesa Civil emite alertas com base em imagens de satélite, que tem uma margem maior de erro. Com o novo recurso, será possível identificar em qual município está o foco da chuva, por exemplo. A intenção é prevenir casos como o das enxurradas de Saudades e Coronel Freitas, ocorridas em 2015, que destruíram dezenas de casas e provocaram uma morte.

    Moratelli destaca ainda que o objetivo é avisar as famílias para que elas deixem os locais com antecedência. As hidrelétricas também vão passar a utilizar as imagens do site para definir a vazão e assim diluir o impacto de uma possível cheia. A intenção é disponibilizar as informações num site.O radar poderá identificar formações de nuvens, com potencial de tempestade ou chuva, com até duas a três horas de antecedências. No entanto, aponta o o secretário, nem todos os fenômenos podem ser identificados.

    — A gente pode avisar sobre uma chuva forte, mas a formação de um tornado é imprevisível e pode ser identificados apenas com cinco a seis minutos de antecedência – diz.

    Para ter uma capacidade maior de resposta a Defesa Civil está trabalhando com os municípios os planos de contingência e auxílio mútuo. A ideia é que, quando um alerta de alagamento for emitido, o abrigo municipal já esteja aberto para receber as famílias. Os moradores também receberão o alerta via mensagem de celular, como já vem ocorrendo com moradores de 20 cidades do Estado que estão no projeto piloto.

    Neste mês, haverá uma reunião com operadoras de celular e órgãos responsáveis para ampliar o mecanismo para o Estado inteiro.Também estão sendo construídos os Centros Regionais de Defesa Civil, que vão atuar numa ação integrada com os municípios. Até novembro também deve ser concluído o Centro Integrando de Monitoramento da Defesa Civil em SC.

    Fonte: RÁDIO BELOS MONTES