Instituto Dom José adia início de pós que terá Dilma, Jean Wyllys e Stédile

Instituto Dom José adia início de pós que terá Dilma, Jean Wyllys e Stédile

14 de julho de 2017 Off Por Chapecó



  • Especialização gerou questionamentos nas redes sociais com relação ao financiamento dos professores.

    Depois de muita polêmica e questionamentos, o Instituto Dom José Gomes, entidade responsável pelo curso de Pós-graduação “A Esquerda no século XXI”, emitiu nota com relação ao funcionamento e o pagamento dos professores. A entidade confirmou a realização do curso e o início está marcado para o dia 4 de agosto. O motivo do adiamento, que inicialmente estava marcado para amanhã (14), seria em função do grande número de inscritos, que precisará passar por análise.

    Segundo o Instituto, por não ter natureza de instituição de educação superior, fez parcerias com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE). A UFFS será apoiadora, colaborando com empréstimo de livros e materiais aos alunos matriculados no curso, com mobilização de professores para atuarem na docência e orientação de trabalhos e disponibilizando, se necessário, espaço físico para as atividades do Curso. O Instituto Superior de Filosofia Berthier será responsável pela gestão administrativa e pedagógica do Curso.

    Professores
    O curso “A Esquerda no Século XXI” conta com professores de renome nacional, todos estarão em Chapecó para ministrar as aulas de forma presencial: Dilma Rousseff, Olívio Dutra, Jean Wyllys, Leonardo Boff, Márcio Pochmann, João Pedro Stédile, Guilherme Boulos, Ricardo Antunes, Eleonora Menecucci, Emir Sader, Valter Pomar e Margarida Salomão. O Curso será presencial com encontros quinzenais às sextas-feiras, no período noturno, e nos sábados durante o dia.

    Chapecó foi a cidade escolhida, segundo a nota do Instituto, em função da área de abrangência do Dom José, assim como as comemorações dos 100 anos da cidade que, antes de ser sede administrativa, abrigou indígenas e caboclos.

    Financiamento
    “O Curso não é realizado com financiamento público. Será pago pelos próprios alunos, em sua totalidade, com um investimento total de R$7.200,00 por aluno, sendo que esse valor poderá ser parcelado em 12, 18 ou 24 vezes. A turma terá 50 alunos de Especialização e até 20 alunos de Extensão”, garante o Instituto Dom José.

    As pré-inscrições devem ser realizadas por meio de solicitação via e-mail dirigidas para [email protected]. “O Instituto Dom José se reserva o direito de escolher e classificar os candidatos com base nos seguintes requisitos: 1) Indicação de uma entidade da sociedade civil ligada a classe trabalhadora (campo ou cidade); 2) Análise do histórico de atuação em organização social e política; 3 ) Inclusão étnico, racial, de gênero e idade; 4) Ordem de pré-inscrição; 5) Possuir Graduação”, finaliza a nota.

    Fonte: WH3