Projeto aproxima as crianças da música

Projeto aproxima as crianças da música

14 de julho de 2017 Off Por Chapecó



  • As crianças da turma do maternal da Escola Básica Municipal Vila Rica estão conhecendo e manipulando diferentes instrumentos musicais para que desenvolvam o senso rítmico e a coordenação motora. As ações integram o Projeto “Descobrindo os sons e movimentos do mundo”.

    De acordo com a professora Eliane de Mello, num momento de conversa com os pais foi solicitado aos mesmos para confeccionar junto com seus filhos um instrumento musical de sua preferência, incentivando o envolvimento da família. “Fiquei muito feliz e satisfeita, houve uma socialização da turma com seus diferentes instrumentos. Este projeto não propõe a ensinar manuseio técnico de um instrumento musical, mas despertar a musicalização. Pretendemos criar um vínculo entre a música e a criança e principalmente desenvolver na criança o gosto pela música”, explica.

    As atividades são desenvolvidas com as crianças de 4 meses a 2 anos de idade. Dentre os objetivos do projeto está utilizar a música para contribuir com a socialização, inteligência, expressividade, coordenação motora e tato fino, percepção sonora; percepção espacial tornando a criança sensível e receptiva aos sons.

    Para a mãe Rafaela Rodrigues, “foi um trabalho bem interessante e criativo, pois ajudamos a construir um instrumento com nossos filhos tornando a atividade muito rica”, conta. Segundo a Secretária de Educação, Sandra Galera, a música reorganiza todos os processos mentais da criança. “Quando é trabalhada de forma lúdica e dinâmica, traz experiências gratificantes para as crianças, contribuindo assim para a sua formação e desenvolvimento”, enfatiza.