MORRE O EX-PREFEITO DE CHAPECÓ, SADI JOSÉ DE MARCO

MORRE O EX-PREFEITO DE CHAPECÓ, SADI JOSÉ DE MARCO

19 de julho de 2017 Off Por Eduardo Grassi



  • Faleceu aos 79 anos, o ex-prefeito de Chapecó, Dr. Sadi José de Marco. A morte foi confirmada por volta das 12h desta quarta-feira (19), por amigos do ex-político. Conforme informações, ele apresentou problema cardíaco ainda nesta terça-feira (18).

    Sadi se elegeu vereador de Chapecó em 1962, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Foi eleito prefeito da cidade em 1965, aos 27 anos de idade, o mais jovem da história do município. Governou a cidade por 1.185 dias. Após quatro anos no comando do município, teve seu mandato cassado pelo Regime Militar, em 29 de abril de 1969.

    RESTITUIÇÃO DE SEU MANDATO

    Em alusão à data da cassação, a Câmara de Vereadores de Chapecó, realizou uma sessão solene de restituição do seu mandato, após 45 anos, em 29 de abril de 2014.

    A iniciativa partiu da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), por meio do professor Claiton Marcio da Silva, que estudou a trajetória de Sady De Marco, desde 1998, e do Legislativo chapecoense.

    “Sadi de Marco agora é ex-prefeito do município, e não mais ex-prefeito cassado”, disse o vereador Paulinho da Silva, que propôs o decreto, aprovado por unanimidade, por entender que o mandato foi importante, principalmente pelo impulso econômico.

    SUA HISTÓRIA

    De Marco, nasceu em 1938 e mudou-se do Rio Grande do Sul para Chapecó na década de 1940. Estudou em Erechim e Porto Alegre, formou-se em Direito na Universidade de Passo Fundo, na década de 1960.

    Morou em Francisco Beltrão desde o início da década de 80, onde também colaborou com o crescimento do Município. Foi o idealizador da instalação do antigo frigorífico Chapecó, hoje BRF. Também foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Beltrão.

    SEU MANDATO

    Durante sua trajetória, Sadi participou da criação da Sociedade Amigos de Chapecó e esteve à frente da organização da primeira edição da Efapi. Entre 1965 e 1969 foi também presidente do PTB local, da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). Após ser cassado pelo AI-5, dedicou-se à advocacia.

    Fonte: Prefeitura de Beltrão.