Chapecó realiza Conferência de Assistência Social

Chapecó realiza Conferência de Assistência Social

26 de julho de 2017 Off Por Chapecó



  • Com o tema ‘Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social’ aconteceu na quarta-feira (26), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social.

    A Secretária de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera, destacou a importância dos debates para avançar nas políticas públicas. “Buscamos sempre melhorar o sistema e os serviços oferecidos. A Assistência Social como um todo, deve sempre focar as ações na prevenção”. O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon também destacou a importância do debate, buscando novas propostas e avanços na área. “Os desafios são grandes na Assistência Social, precisamos buscar soluções e caminhos que nos ajudem a sempre fazer o melhor”, comentou.

    O representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Sidnei Pavesi, destacou que muitas propostas levantadas nas conferências são transformadas em políticas públicas. Para ele, o tema da conferência é importante visando fortalecer o sistema, pensando especialmente no financiamento. “Hoje a Assistência Social na maioria dos municípios não tem orçamento próprio, diferente da saúde que exige 15% dos orçamentos investidos e da educação com 25%. Esse ponto influência na implantação e manutenção dos serviços”, comentou.

    A vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Neusa Zuffo destacou a importância da conferência para discutir e avançar nos direitos socioassistenciais. A palestrante Neusa Moscon disse que fazer Assistência Social é sempre um desafio, mas destacou os avanços e conquistas da legislação da Assistência Social especialmente nos últimos 10 anos. “Temos muitos desafios, mas aos poucos vamos conquistando as melhorias necessárias”, comentou.

    Conferência

    A conferência tinha como público alvo: Gestores da Política de Assistência Social e representantes de órgãos públicos; Trabalhadores do SUAS e suas respectivas organizações; Trabalhadores de outras Políticas que fazem interface com a Assistência Social; Representantes de entidades e organizações de assistência social; Usuários e representantes de organizações de usuários; Representantes de Conselhos Setoriais e de Defesa de Direitos; Representantes de Universidades, Poder Legislativo, Judiciário, Ministério Público e demais interessados.

    A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social foi uma oportunidade para avaliar em que medida a gestão compartilhada tem sido cumprida e assumida como responsabilidade política e pública por todos os atores envolvidos. Tinha como objetivo consolidar SUAS; garantia de direitos socioassistenciais dos usuários e da proteção social não-contributiva; a contribuição para a equidade e para a redução de desigualdades; organização das ofertas de modo condizente com as demandas da população brasileira; contribuição da política de assistência social para melhoria das condições de vida e empoderamento dos usuários.

    A palestrante da conferência será Neusa Moscon, Assistente Social com Especialização em Gestão Social de Políticas Públicas e Mestranda em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais. Ela foi Secretária Municipal de Assistência Social de Xanxerê entre os anos de 2008-2012 e possui experiência em assessoria e consultoria em diversos municípios do Estado de Santa Catarina desde 2013.