
Inicia curso de libras gratuito
3 de novembro de 2015 Iniciou na última semana, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o curso básico de libras. O projeto beneficia cerca de 40 pessoas, entre professores, estagiários de instituições de ensino e a comunidade. Dentre os objetivos está quebrar as barreiras de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, através do conhecimento básico da Língua Brasileira de Sinais.
A formação acontece toda quarta-feira e, ao final das atividades, soma uma carga horária de 20 horas. Os conteúdos repassados variam desde textuais, como sistema de transcrição a gramática e vocabulários. As atividades apresentam características fundamentais de libras, produção e compreensão de sinais a partir do conhecimento do espaço de sinalização, prática de vocábulos que facilitam a conversação, apresentação e aproximação com a cultura e a identidade dos surdos.
Além desta turma, outra inicia as atividades no dia 3 de novembro. “Este curso está disponível à comunidade de maneira gratuita. Novas turmas irão abrir em 2016 e os interessados devem estar atentos às datas de inscrição. A formação traz muito mais que conhecimento, amplia as possibilidades de comunicação de surdos e ouvintes, fazendo com que a inclusão aconteça na sala de aula, mas que vá além dos muros da escola”, disse a Secretária Municipal de Educação, professora Astrit Tozzo.
A Língua de Sinais
Conhecida também como Libras é a língua materna dos surdos brasileiros e composta por componentes orais, preenchendo requisitos científicos para ser considerada instrumental lingüístico. Está reconhecida no Brasil pela Lei federal nº 10.436/02, que determina a inclusão deste conteúdo curricular em todos os cursos de formação de professores e de fonoaudiólogos.
Veja isso:
Programa capacita recursos humanos do setor de transporte de cargas
Prefeitura inicia Cadastro de Mapeamento dos Food Trucks e Ambulantes
Cerveja pode ser melhor que paracetamol no alívio da dor, sugere pesquisa
Grupo de amigos MUNDIÇAS promove costelão beneficente (Shows Dazantigas, Pagode Social, Régis Palma ...