Inicia curso de libras gratuito

Inicia curso de libras gratuito

3 de novembro de 2015 Off Por Chapecó



  •  
    Iniciou na última semana, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o curso básico de libras. O projeto beneficia cerca de 40 pessoas, entre professores, estagiários de instituições de ensino e a comunidade. Dentre os objetivos está quebrar as barreiras de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, através do conhecimento básico da Língua Brasileira de Sinais.
     
    A formação acontece toda quarta-feira e, ao final das atividades, soma uma carga horária de 20 horas. Os conteúdos repassados variam desde textuais, como sistema de transcrição a gramática e vocabulários. As atividades apresentam características fundamentais de libras, produção e compreensão de sinais a partir do conhecimento do espaço de sinalização,  prática de vocábulos que facilitam a conversação, apresentação e aproximação com a cultura e a identidade dos surdos.
     
    Além desta turma, outra inicia as atividades no dia 3 de novembro. “Este curso está disponível à comunidade de maneira gratuita. Novas turmas irão abrir em 2016 e os interessados devem estar atentos às datas de inscrição. A formação traz muito mais que conhecimento, amplia as possibilidades de comunicação de surdos e ouvintes, fazendo com que a inclusão aconteça na sala de aula, mas que vá além dos muros da escola”, disse a Secretária Municipal de Educação, professora Astrit Tozzo.
     
    A Língua de Sinais
     
    Conhecida também como Libras é a língua materna dos surdos brasileiros e composta por componentes orais, preenchendo requisitos científicos para ser considerada instrumental lingüístico. Está reconhecida no Brasil pela Lei federal nº 10.436/02, que determina a inclusão deste conteúdo curricular em todos os cursos de formação de professores e de fonoaudiólogos. 

    Prefeitura de Chapecó