Treinamento: Começa implantação do serviço aeromédico em Chapecó

Treinamento: Começa implantação do serviço aeromédico em Chapecó

2 de novembro de 2015 Off Por Chapecó



  •  
    Um serviço que tem por finalidade otimizar o atendimento e agilizar o deslocamento de pacientes graves, com o objetivo de minimizar os riscos de morte das vítimas de acidentes ou outras ocorrência de coloquem em risco a saúde dos pacientes. Com esta finalidade a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, efetivou convênio com Governo do Estado e Polícia Civil para implantação do Serviço de Suporte Avançado Aeromédico.
     
    Neste final de semana acontece o treinamento inicial de adaptação ao Serviço de Suporte Avançado Aeromédico, destinado aos enfermeiros e médicos que atuam nas Unidades Terrestres de Suporte Avançado Móvel (Ambulâncias) do SAMU e das Unidades de Suporte Avançado Fixa (UPA’s) que atendem pacientes graves no município de Chapecó-SC.
     
    As aulas começam nesta sexta-feira, a partir das 13h, no auditório da Secretaria de Saúde, e na sequência no aeroporto Serafim Enoss Bertaso. Durante o treinamento as aulas serão ministradas nestes dois espaços. O coordenador médico do SAMU, Extremo Oeste, Alexsandro Marcos Rosa, avalia que a realização deste treinamento representa um marco na viabilização deste importante serviço. “Vamos melhorar em muito nosso tempo de resposta em diante de ocorrências graves. A população contará com um serviço de excelência e, o mais importante, estaremos salvando mais vidas” declara. 
     
    A Secretária Municipal de Saúde de Chapecó, Cleidenara Weirich, explica que essa iniciativa é desenvolvida em parceira com o Serviço Aeropolicial(SAER) da Policia Civil do Estado de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Saúde(SES-SC). O curso é tem como propósito oferecer um treinamento baseado na cientificidade do atendimento a vitima transportada em aeronaves, mantendo o padrão da assistência ao paciente gravemente enfermo ou traumatizado durante o voo, sendo direcionado ao sistema referenciado para a especialidade. “Salvar vidas, pensando nisto não medimos esforços para a efetivação deste importante serviço para nossa região” destaca. 
     
    O que é o treinamento de  atendimento aeromédico 
     
    Trata-se de um serviço diferenciado com base em conhecimentos modificados, principalmente em fisiologia aeroespacial, que contemplam embasamentos para melhor manejo do paciente, vítima de acidente de trânsito ou violência interpessoal, ou agravos de saúde como infarto agudo do miocárdio(IAM) e acidente vascular cerebral(AVC).
     
    O Treinamento comtemplará basicamente nesta fase inicial aspectos como:
     
    Fisiologia de Voo e Altitude 
    Atmosfera, Leis da Física, Hipóxia, Temperatura, Força G, Disbarismos, Vibração, Sobregarga Autoprovocada, Ruídos e Vibração entre outros.
    Princípios Básicos do ACRM(Aeromedical Crew Resource Management)
    Suporte Avançado de Vida Aeromédico.
    Logística e Dinâmica de Cabine de Aeronave
    Aeronave RotivaXFixa / Aeronave Pressurizada X Aeronave Não Pressurizada

    Prefeitura de Chapecó