Chapecó registra 23 incêndios em vegetação nos últimos 13 dias

Chapecó registra 23 incêndios em vegetação nos últimos 13 dias

28 de julho de 2017 Off Por Chapecó



  • Os incêndios em vegetação continuam aumentando em Santa Catarina por conta da baixa umidade do ar, das altas temperaturas e falta de chuva nas últimas semanas. Já foram detectados 341 focos desde o início do mês, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 51 deles apenas na última quarta-feira, 26. Em Florianópolis, policiais ambientais e bombeiros seguem no combate ao fogo no Parque Estadual do Rio Vermelho, mas no Oeste do Estado a situação é ainda mais complicada.

    O Corpo de Bombeiros de Chapecó atendeu 50 ocorrências de incêndio em vegetação na cidade desde o início do ano, porém, 23 delas ocorreram nos últimos 13 dias, equivalente a mais de 40% dos casos. De acordo com o 1º tenente Leonardo Ecco, comandante da companhia, quase todos os incêndios são propositais, causados por pessoas que aproveitam o período de estiagem para realizar queimadas controladas, mas perdem o controle do fogo.

    — O pessoal pretende fazer uma queimada, mas perde o controle, o fogo se propaga muito rápido. Geralmente são em terrenos grandes, de 30 a 40 hectares, com vegetação gramínea que tem uns 50 cm de altura, perto disso temos áreas de reflorestamento, plantio, lavoura, indústrias, edificações e rodovias — explica o comandante.

    A queimada sem licença do órgão ambiental é considerada como incêndio criminoso e punida pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) com pena de um a quatro anos de reclusão. Segundo o tenente Ecco, geralmente são os proprietários ou quem cuida da área que causa o fogo, mas as pessoas acabam sem punição, pois é difícil de identificar e acusar quem cometeu o crime

    O tenente explica que, na maioria dos casos, as chamas são grandes, com cerca de três metros de altura. Em cada ocorrência são necessárias pelo menos cinco horas de trabalho para apagar as chamas. No combate, são utilizadas técnicas de fogo contra fogo, além de água e o uso de produtos para evitar a propagação do incêndio.

    Tecnologia no combate aos incêndios
    O capitão Atila Sarte, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, explica que os drones têm auxiliado no atendimento de ocorrências pelo Estado, inclusive no caso de incêndios. São cinco equipamentos distribuídos nas cidades de Florianópolis, Itajaí, Curitibanos, Chapecó e Lages, que começaram a ser utilizados em janeiro deste ano.

    A tecnologia foi utilizada na última segunda-feira, 24, no combate ao incêndio em uma área de 400 mil metros quadrados no interior de Chapecó, na saída para cidade de São Carlos, no Oeste do Estado.

    — A imagem aérea ajuda muito a ter uma ideia do desenvolvimento do fogo e na tomada de decisão do posicionamento da equipe em solo. A vista do alto faz com que possamos planejar o ponto ideal de parada das viaturas e identificar o melhor local para iniciar o combate ao incêndio, poupando recursos, como água, e o esforços dos bombeiros — explica.

    Outras ocorrências relevantes já foram realizadas com o apoio dos drones, como o resgate de um surfista em Florianópolis, o combate a um incêndio em Curitibanos e a busca de um cadáver ao longo do Rio Tijucas. O capitão reforça que o uso de drones não substitui a necessidade de helicópteros nos resgates, mas complementa as atividades aéreas da corporação.

    Fonte: DIÁRIO CATARINENSE