Projeto Atleta do Futuro: Chapecó tem cerca de 3 mil atletas participantes

Projeto Atleta do Futuro: Chapecó tem cerca de 3 mil atletas participantes

3 de agosto de 2017 Off Por Chapecó



  • Com 17 anos a atleta chapecoense do Taekowondo Amanda Kingerski é da equipe reserva da Seleção Brasileira Juvenil e tem na carreira diversos títulos conquistados. Os últimos alcançados em 2017 foram o Vice Campeonato Brasileiro e a primeira colocação nos Jogos Universitários Catarinenses, garantindo vaga para os Jogos Universitários Brasileiros.

    Amanda começou a treinar com 11 anos, incentivada pela mãe, no Projeto Atleta do Futuro na escolinha do bairro Colatto. Ela foi crescendo no esporte e buscando as graduações. Em menos de 4 anos já era faixa preta. Hoje é Kiosionin (professora / mestre) no Projeto Atleta do Futuro do CEU – Centro das Artes e Esporte Unificado e tem 35 alunos. “Se não fosse o Projeto Atleta do Futuro na minha vida não sei o que estaria fazendo hoje e qual seriam as minhas atividades”, comentou. Ela hoje está cursando Arquitetura e Urbanismo e pretende conciliar as duas atividades.

    Projeto Atleta do Futuro

    O esporte como ferramenta de transformação social direcionado para jovens entre 07 e 14 anos. Esse é o principal objetivo do Projeto Atleta do Futuro desenvolvido em Chapecó desde 2005. Por meio do projeto, crianças e adolescentes desenvolvem atividades esportivas em 91 turmas divididas em 14 modalidades espalhadas em polos de escolinhas e distribuídas em todas as regiões do Município. O projeto Atleta do Futuro oferece 14 modalidades esportivas e atende gratuitamente cerca de 3 mil crianças e adolescentes. As modalidades oferecidas são: Atletismo, Basquetebol, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica e Artística, Handebol, Karatê, Judô, Taekwondo, Tênis de Mesa, Voleibol, Natação e Xadrez.

    André Chaves é pai do Pablo Henrique de 14 anos que participa do Atleta do Futuro na modalidade basquete. Ele conta que o filho sempre teve o gosto pelo esporte e foi convidado por um colega da escola para participar da escolinha. André comenta que hoje o sedentarismo, causado especialmente pelo uso das tecnológicas, tem acometido muitas crianças e adolescentes. “Na minha época era diferente, gostávamos de brincar nas ruas, jogar bola e correr. Hoje o jovem quer jogar videogame e não pode estar em qualquer lugar devido a segurança”, comentou. Ele destaca ainda que filho joga a pouco tempo basquete, mas a família já percebeu diferença no comportamento do adolescente. “Ele tem acompanhamento do professor, faz exercício, faz amizades, realiza atividades diferente e ainda emagrece”, comentou.

    De acordo com o Secretário de Juventude, Esporte e Lazer de Chapecó, Itamar Agnoletto, o projeto Atleta do Futuro foi instituído no município em 2005 e através dele, muito atletas iniciaram nas categorias de base das modalidades oferecidas, foram se desenvolvendo, e hoje atuam nas modalidades de rendimento. Alguns se destacaram mais e foram convocados para seleções do estado disputando competições nacionais e até internacionais.

    “Os polos das escolinhas estão localizadas nos bairros, centro, distritos e loteamentos de nossa cidade, com o objetivo de formar atletas, promover o bem estar social contribuindo assim na formação de cidadãos e futuros campeões no esporte, mas acima de tudo campeões na vida”, destacou Agnolletto.

    Como participar

    Os interessados em participar devem ter entre 07 e 14 anos e devem estar matriculado na escola e que irão participar da escolinha no contraturno escolar. Para saber sobre a disponibilidade de vagas e locais dos treinamentos, é necessário procurar a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, das 13 às 19 horas. “Algumas modalidades tem lista de espera, já outras, pode iniciar a prática do esporte imediatamente”, explicou.