Revitalização das estradas traz mudanças para o interior

Revitalização das estradas traz mudanças para o interior

3 de agosto de 2017 Off Por Chapecó



  • A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente realiza desde o início do ano uma grande revitalização nas estradas do interior de Chapecó. Para melhor atender as comunidades, o interior foi dividido em três regiões: Distritos de Alto da Serra, Marechal Bormann e Linha Baronesa da Limeira. Cada região abrange em média dez comunidades e conta com equipes de trabalho específicas e cerca de 5 equipamentos entre retroescavadeira, trator, patrola e caminhão para realizar os serviços.

    Em quatro meses de trabalho, 70% dos 450 quilômetros de estradas no interior já foram recuperados. De acordo com o Secretário Valdir Crestani, a meta é concluir os trabalhos até o mês de outubro deste ano. “Depois do longo período de chuvas no mês de junho, que resultaram em 170 pontos críticos, mais de 80 km de estradas necessitaram ser recuperadas. Isso atrasou o cronograma de trabalhos, mas agora estamos focados na qualidade do serviço prestado, garantindo que após a revitalização apenas manutenções simples e de rotina sejam feitas”, explica o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Nas regiões de Distrito de Alto da Serra e Linha Baronesa da Limeira, 65% dos trechos estão concluídos e 70% no Distrito de Marechal Bormann.                                          

    Qualidade aliada ao bom relacionamento

    Mais de 20 quilômetros separam a propriedade de Neri Brezolin, localizada na Linha Batistello, do centro de Chapecó. Mas para o produtor de hortifrúti que está na comunidade há pouco mais de dois anos, a qualidade da estrada deixou os agricultores satisfeitos. “Antes estava difícil transitar neste trecho principalmente para quem tem produção. Agora a realidade é outra, a estrada do interior está tão boa quanto o asfalto na cidade,” conta o produtor rural.

    A qualidade do trabalho de recuperação beneficia diretamente no escoamento da produção, contribuindo para o aumento de renda dos agricultores. Para o agricultor Antônio Francisco Possa, que há 15 anos vive na Linha Batistello, este é o ponto essencial para os produtores. “Uma estrada de qualidade representa 90% para nós produtores. Garantir que esse produto chegue de forma rápida e segura significa a certeza de um trabalho bem feito”, explica Possa. Outro diferencial que tem conquistado os agricultores é o bom atendimento das equipes de trabalho. “Para nós aqui da comunidade essa atenção é o mais importante. As equipes são atenciosas, conversam com os agricultores e explicam o trabalho que está sendo feito”.

    As equipes da Administração trabalham diariamente para deixar as estradas principais e os acessos às comunidades em boas condições de trafegabilidade, garantindo o deslocamento seguro da população que reside no interior, bem como do transporte escolar. “As nossas comunidades do interior merecem um atendimento de qualidade e a certeza de um bom serviço executado. Com os trabalhos que estão sendo feitos agora, buscamos garantir uma estrada em bom estado por mais tempo”, reforça o Secretário Valdir Crestani.