Programa Céu Aberto: Segunda edição marca ingresso na Rede Mundial de Prefeitos pela Paz

Programa Céu Aberto: Segunda edição marca ingresso na Rede Mundial de Prefeitos pela Paz

7 de agosto de 2017 Off Por Chapecó



  • #Chapecó100Anos

    A segunda edição do Programa Céu Aberto – A Prefeitura na sua Rua aconteceu no sábado (05) na Escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky, no bairro Efapi e reuniu cerca de três mil pessoas para receber atividades de prestações de serviços, ações de cidadania e momentos de lazer. Além disso, o evento também contou com uma ação diferenciada para difusão da cultura da paz e que marcou o ingresso do Município na Rede Mundial de Prefeitos pela Paz.

    Exposição de banners e cartazes e também apresentações culturais japonesas, organizadas em parceria com a Associação Nipo Brasileira e integrantes da Colônia Japonesa de Frei Rogério-SC foram realizadas. Também foram distribuídos no Céu aberto 1.000 Tsurus, ave feita de papel que simboliza saúde, paz, amor, felicidade e longevidade. Os Tsurus foram confeccionados pelas crianças nas escolas municipais, visando difundir a cultura da paz e espalhá-la mundo. Além disso, 18 mil Tsurus com mensagens das crianças estão prontos e serão enviados para Hiroshima, Nagasaki e outras cidades do mundo que sofreram algum tipo de trauma ou violência.

    O Programa Céu Aberto

    O programa envolve toda cidade visando inspirar as pessoas a organizem uma nova forma de se relacionar, se divertir, obter informações e acessar serviços de cidadania. “Com o Céu Aberto criamos uma grande movimentação comunitária de uma Chapecó que cresce, mas guarda o seu jeito humano de ser, de criar ambientes para o convívio comunitário de forma livre, aberta e solidária. Nos dias do Programa nossas ruas se transformam em praças e ambientes públicos generosos”, destacou o Prefeito Luciano Buligon.

    Das 9hs às 17hs as famílias puderam participar de diversas atividades realizadas por cerca de 50 parceiros: gincana educativa, contação de histórias, rua de lazer com brinquedos infláveis, troca-troca de livros, emissão de carteira de identidade, medição da pressão arterial, oficinas culturais, escolinha de diversas modalidades esportivas, exames de diabetes, manicure, massoterapia, orientação jurídica, atendimento psicológico, exposição de artesanato, teste de visão, orientações para abertura de empresas e elaboração de currículo, entre outros serviços. Tudo isso ao som de música ao vivo e apresentações culturais.

    1ª edição do Céu Aberto

    A primeira edição do Programa Céu Aberto aconteceu no dia 03/06 na Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola, na região do bairro São Pedro e contou com a participação de 3.500 pessoas. Foram prestados 2.962 atendimentos pelas 40 entidades parceiras.

    O Céu Aberto é promovido pela Prefeitura de Chapecó em parceria com Entidades Empresariais, Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisas, Organizações Não Governamentais – ONGs, Clubes de Serviço, Movimentos Sociais, Polícias Civil, Militar e Ambiental, voluntários e população em geral e objetiva promover a intersetorialidade de ações públicas; consolidar as parcerias público-privadas; construir ações de solidariedade; fortalecer a integração das famílias e a comunidade; permitir o acesso cidadão às ações e serviços públicos e comunitários; reconhecer cada cidadão como protagonista e sujeito crítico, atuante e transformador da sociedade; estimular e provocar a população para ações sociais e comunitárias que promovam a apropriação dos espaços públicos nos finais de semana.

    Entre as atividades realizadas estão: informações/orientações referente a documentos, regularização fundiária, abertura de MEI, emissão de Certidão Negativa de Débitos; atendimento jurídico comunitário/orientação jurídica, consulta processual, educação em direitos; atendimento psicológico; emissão de carteira de identidades; testes de acuidade visual, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, Glicose, Verificação de Pressão arterial, Dermatoscopia, Auriculoterapia, orientações odontológicas; oficina de elaboração de currículo, Oficina de preparação para entrevista de seleção, Oficina de maquiagem, Oficina de saúde da mulher; Oficinas de Manicure e massoterapia; agendamento para emissão de títulos de eleitor, Oficina de gastronomia mirim, Corte de cabelo, Divulgação de vagas de emprego; apresentações culturais, atividades esportivas.

    Inspiração do Céu Aberto

    O Céu Aberto foi inspirado no Projeto Comunitário “Las Ciclovias”, de Bogotá, na Colômbia, é um programa de ruas abertas para a cidade inteira, idealizado para unir ainda mais as pessoas, animar, oferecer, interagir e integrar a todos, a fim de facilitar o acesso a serviços de cidadania e atividades de lazer nas áreas de assistência social, saúde, educação, cultura e esporte.

    O Prefeito Luciano Buligon ressalta que o Céu Aberto está aproximando ainda mais o Governo das pessoas e de ações de cidadania. Segundo ele, este programa foi inspirado na Colômbia e chegou como um presente para Chapecó no ano do seu Centenário. A ideia é provocar as comunidades para que se mobilizem a partir de uma Escola Municipal e organizem atividades e ações que tomem conta das ruas e unam as pessoas através da boa convivência. Outras edições do Programa Céu Aberto serão realizadas em 2017, sempre aos finais de semana.

    A primeira-dama, Lúcia Muller Buligon destaca que as parcerias de diversos órgãos, empresas e entidades é fundamental para o andamento e execução do projeto, pois viabiliza a ampliação e a diversificação dos serviços oferecidos à comunidade nesta grande ação de cidadania.  “O Céu Aberto é um programa comunitário que exige um esforço conjunto e organizado de toda a sociedade chapecoense, buscando sempre o bem estar das pessoas e o acesso à cidadania dos chapecoenses”, concluiu.