Livro estimula a participação da família na escola

Livro estimula a participação da família na escola

15 de agosto de 2017 Off Por Chapecó



  • Como estimular a participação da família na escola? Na Rede Municipal de Ensino em Chapecó, diversas ações são voltadas a incentivar esse interesse e uma delas está currículo escolar, através dos livros. Além do material com o conteúdo básico de formação, como português e matemática, por exemplo, cada aluno recebe o livro “Relações Familiares” com diversas atividades para fazer em casa e estreitar os laços familiares.

    A partir dele pais, alunos e professores, são orientados em como fazer essa parceria dar certo na educação. “Este é um suporte para as famílias e para a escola, apresenta muitas sugestões de atividades, que ajuda nortear e aqui na escola temos uma relação muito bem estabelecida com as famílias. A comunidade escolar é muito participativa sempre”, conta a gestora da EBM Guido Mantelli, Bernardete Dupont Spagnollo.

    O material traz em uma linguagem de fácil compreensão, assuntos como afetividade, aspectos do desenvolvimento infantil, limites, autoestima, relação com a mídia, direitos e deveres, sexualidade, prevenção ao uso de drogas, entre outros. Por meio de uma leitura dinâmica leva a refletir sobre a educação dos filhos, orienta os pais e familiares e transmite conceitos para uma educação de princípios e valores que se transformam em excelentes resultados de desempenho escolar.

     

    Na prática

    Na EBM Guido Mantelli, na Vila Mantelli, atividades diferentes estão marcando a leitura do material. Além de lerem em casa, as famílias desenvolvem juntos os trabalhos de recorte e colagem, que ficam expostos em painéis na instituição educativa.

    Para a mãe, Adriana Papker, “este material demonstra uma união da família inteira, ele traz pra gente um compromisso a mais.  Pra mim, a relação entre a família e a escola é de grande importância, se a gente não participar sempre, não tem como saber ao certo como vai a aprendizagem dos nossos filhos. Tenho muito orgulho em dizer que estudei nesta escola e meus filhos estudam aqui e a educação aqui está cada vez melhor”, enfatiza. “Adorei fazer esta atividade junto com meus pais, a mãe queria recortar todo mundo porque a gente mora pertinho”, contou a aluna Amanda Papker Calonego, de 7 anos.

    Segundo a mãe Alessandra Serpa Tibes, é muito importante ter este material em casa e na escola. “Sempre contribui de alguma forma na construção e na constituição familiar. Este trabalho recorte e montagem da família foi bem reflexivo, pois através dele percebemos que somos uma família unida e feliz e que a escola faz parte da nossa família também. Se cada família tirar um tempinho para pelo menos dar uma olhada no  material já vai perceber coisas maravilhosas”, disse.