Chapecó lança projeto Humaniza

Chapecó lança projeto Humaniza

18 de agosto de 2017 Off Por Chapecó



  • Com o objetivo de qualificar o processo de trabalho e atendimento em saúde, visando fortalecer e oportunizar uma abordagem humanizada nas práticas entre usuários e trabalhadores, a Administração Municipal de Chapecó, através da Secretaria de Saúde, lançou na quinta-feira (17) o Projeto Humaniza – Humanização nas práticas de atenção à saúde: ressignificando as relações de trabalho. O projeto será realizado em parcerias com as universidades de Chapecó: Unochapecó, UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul e UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Os profissionais da Secretaria de Saúde participarão durante o segundo semestre de 2017 de cursos e capacitações visando qualificar o atendimento nos serviços de saúde oferecidos aos chapecoenses.

    A Rede de Atenção à Saúde do município de Chapecó possui uma rede estruturada composta por 26 Centros de Saúde da Família, além de serviços especializados e serviços de apoio, somando mais de 40 serviços em toda a rede própria, e possui um quadro de pessoal composto por 1.529 servidores. O município recebe número expressivo de usuários diariamente, e estes apresentam uma diversidade de situações que exigem atenção e atuação dos profissionais na busca pelo cuidado integral e resolutivo. Deste modo, fazer saúde requer qualificação constante dos trabalhadores, atribuindo novos significados ao fazer saúde em seu cotidiano e estabelecimento de relações mais acolhedoras, favorecendo a escuta qualificada e a resolução das demandas apresentadas pelos usuários.

    O Ministério da Saúde publicou a Política Nacional de Humanização que procura garantir os princípios do SUS durante as práticas de atenção a saúde e na gestão, o que objetiva qualificar a saúde pública no Brasil e incentivar a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários, e que vem ao encontro dos anseios sentidos na realidade de Chapecó. A finalidade principal desse projeto é desenvolver atividades de educação permanente que promovam o repensar acerca dos processos de trabalho como uma necessidade contínua, pois a qualificação deve ocorrer de maneira permanente. A intenção é sensibilizar os trabalhadores da área da saúde com foco na qualificação para a atenção humanizada em todos os momentos que se constituem oportunidades de oferecer atenção ao usuário nos serviços de saúde, favorecendo o acolhimento por toda a equipe, melhorando a relação entre os usuários e os trabalhadores, e mesmo entre trabalhadores e trabalhadores, refletindo na satisfação de ambos.

    A Gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Chapecó, Jucieli Bianchi destacou que o projeto visa qualificar e melhorar a satisfação do usuário e dos trabalhadores do SUS, ouvindo e atendendo as demandas de cada um. “É uma reformulação dos processos de trabalho, com abordagens diferenciadas. Colocando-se no lugar do outro é possível entender e melhor atender cada um”, comentou. De acordo com José Alexandre de Toni, vice-reitor de administração da Unochapecó, falou sobre a importância dos projetos voltados a comunidade e que a universidade é parceira na formação e capacitação dos profissionais. Ledronete Silveira, Enfermeira Coordenadora Estadual da Política Nacional de Humanização, destacou a importância de projetos que organizam e melhoram os processos de trabalho e que podem fazer a diferença na vida das pessoas. “Igualdade para todos, mas sem esquecer que cada um tem suas necessidades e carências especificas, que devem ser trabalhados durante o atendimento individualizado”, comentou.

    A Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Chapecó, Izelda Terezinha Oro, destacou que o projeto Humaniza é essencial no dia a dia do atendimento, mas que é necessário muita força para manter e atender individualmente cada necessidade. “O SUS precisa sempre ser fortalecido, lembrando sempre que promoção e prevenção à saúde são os caminhos e não a medicalização”, enfatizou. O Secretário de Saúde de Chapecó, Nédio Conci, disse desconhecer outro município brasileiro que ofereça aos usuários as estruturas, espaços e serviços que Chapecó oferece. Ele destacou que a humanização na saúde é muito mais do que o relacionamento interpessoal é uma forma de socializar. “Cada profissional precisa conhecer os serviços oferecidos, a qualificação dos profissionais que atuam na rede, quais as portas e encaminhamentos para cada demanda, para assim, poder orientar e encaminhar cada paciente para o caminho certo e aos procedimentos necessários”, comentou.

    O prefeito de Chapecó Luciano Buligon enfatizou que o Projeto Humaniza é um dos mais importantes do Centenário de Chapecó pois é direcionado para atender as pessoas visando melhorar a qualidade de vida delas. “As vezes a pessoa precisa muito mais de carinho, atenção e amor do que uma medicação”, comentou. O prefeito destacou que quando você oferece amor e carinho para as pessoas você recebe em dobro de volta o que oferece. “O projeto traz para dentro de cada um o amor, e exercitar o amor é essencial para transformar”, esclareceu.