Chapecoense perde para o Cruzeiro, permanece no Z4 e cai na tabela

Chapecoense perde para o Cruzeiro, permanece no Z4 e cai na tabela

10 de setembro de 2017 Off Por Chapecó



  • A força da Chapecoense diante do seu torcedor diminuiu a cada jogo como mandante na Série A do futebol brasileiro. Neste domingo à noite, o clube do Oeste catarinense contou com o apoio da torcida – quase 10 mil pessoas foram ao estádio –, mas sofreu a sua sexta derrota em 12 partidas em Chapecó. O algoz desta vez foi o Cruzeiro, que venceu por 2 a 1, pela 23ª rodada.

    Precisando da vitória para sair do Z4, a Chape buscou o ataque desde o início do jogo na Arena Condá. As tentativas, porém, esbarravam na marcação firme da Raposa, que inicialmente se preocupou apenas em defender. Quando a equipe verde-branca se aproximava da área, o adversário parava a jogada com falta sem constrangimento algum. A primeira finalização de perigosa dos anfitriões aos 27 minutos, em cabeceio de Arthur Caike, por cima da meta.

    Aos poucos, os donos casa diminuíram o rimo, situação que os visitantes aproveitaram para atuar mais no campo ofensivo. Por sorte, não tiveram nenhuma finalização que arrancasse um “uh!” do torcedor cruzeirense. Aos 36, quando não atacava com a mesma intensidade, o time do técnico Vinícius Eutrópio quase abriu o placar. Túlio de Melo cabeceou bem, mas Fabio operou um “milagre”. O primeiro tempo se encaminhava para o 0 a 0, quando o Cruzeiro, no contragolpe, fez 1 a 0 com Rafinha.

    O Verdão voltou com a intenção de encurralar os mineiros e quase empatou logo aos 15 segundos. Mais uma vez, Túlio de Melo parou no goleiro Fábio. O arqueiro cruzeirense voltou a ser exigido a um minuto, em chute de Seijas. A pressão não surtiu efeito e, para piorar, surgiu o segundo gol do clube celeste. A defesa cochilou e só olhou Raniel empurrar a bola para a rede, depois de pegar o rebote dentro da área.

    O auxiliar Emerson Cris, que substituía o suspenso Vinícius Eutrópio (técnico), apostou em Júlio César e Penilla nos lugares de Seijas e Arthur Caike. A Chapecoense continuou atacante, até porque a estratégia do Cruzeiro era esperar o rival para contra-atacar. De tanto insistir, o Verdão diminuiu aos 38 minutos, com Túlio de Melo.

    A Chapecoense não apenas permanece na zona de rebaixamento como caiu uma posição. Agora, o 18º colocado, o antepenúltimo do Brasileirão, com 25 pontos. Em 17º está o Vitória, com 26, mesma pontuação do Bahia, 16º e primeiro time fora da faixa de descenso para a Série B. A Chape volta a campo próximo domingo (17) contra o Grêmio, às 16h, na Arena, em Porto Alegre (RS). Antes, encara o Flamengo nesta quarta-feira (13), em Chapecó, pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.

     

    CHAPECOENSE 1×2 CRUZEIRO

    Chapecoense: Jandrei; Apodi, Douglas Grolli, Fabrício Bruno e Roberto (Diego Renan); Moisés Ribeiro, Canteros e Seijas (Júlio César); Wellington Paulista, Túlio de Melo e Arthur Caike (Penilla). Técnico: Emerson Cris (auxiliar).

    Cruzeiro: Fábio; Ezequiel, Léo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Lucas Silva, Robinho (Alisson), Rafinha e Arrascaeta (Thiago Neves); Raniel (Sassá). Técnico: Mano Menezes.

    Arbitragem: Leandro Bizzio Marinho, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Daniel Luís Marques – trio de São Paulo.

    Gols: Rafinha (Cr), aos 45 do 1º tempo; Raniel (Cr), aos 17, Túlio de Melo (Ch), aos 38 minutos do 2º tempo.

    Cartões amarelos: Canteros e Douglas Grolli (Ch); Murilo (Cr).

    Público: 9.676 (total). Renda: R$ 195.950,00.

    Local: Arena Condá, em Chapecó (SC). Data: 10 de setembro de 2017.

     

    PRINCIPAIS LANCES

    Primeiro tempo

    27 min – Chapecoense: Em cobrança de falta da direita, Seijas toca curto para Canteros, que mandou na cabeça de Arthur Caike. Ele manda por cima do gol.

    34 min – Chapecoense: Após troca de passes, Apodi cruza do fundo para a área. Túlio de Melo cabeceia com estilo no lado direito, mas Fábio voa para espalmar.

    36 min – Cruzeiro: Em jogada rápida, Rafinha encontra espaço e, da entrada da área, chuta forte procurando o canto direito de Jandrei, que cai para pegar.

    41 min – Chapecoense: Wellington Paulista recebe o passe e solta a bomba de longe. A bola vai no lado esquerdo de Fábio, que espicha para ceder escanteio.

    GOL! 45 – Cruzeiro: Em lance de contra-ataque, Rafinha recebe de Raniel e entra na área pela esquerda. Com liberdade, o meia-atacante toca na saída de Jandrei.

    Segundo tempo

    15 seg – Chapecoense: Wellington Paulista cruza da direita, na medida para Túlio de Melo. O camisa 10 novamente cabeceia bem, para outra grande defesa de Fábio.

    1 min – Chapecoense: Pressão verde-branca. Seijas pega a sobra e manda para o gol. Ligado, o goleiro Fábio aparece mais uma vez para salvar os mineiros.

    14 min – Cruzeiro: Após levantamento para a área, Henrique ajeita com o peito para Arrascaeta. Mesmo livre, na cara de Jandrei, o uruguaio bate para fora.

    GOL! 17 min – Cruzeiro: Robinho cobra falta na área, Léo cabeceia firme e Jandrei pratica grande defesa. Ninguém afasta o rebote e Raniel empurra para a rede.

    23 min – Chapecoense: Apodi escapa pela direita e cruza no segundo pau para Wellington Paulista, que cabeceia no canto direito. Fábio se estica para defender.

    GOL! 38 min – Chapecoense: Em cobrança de falta, Canteros coloca a bola no meio da área. Túlio de Melo sobe mais que a zaga e cabeceia certeiro para a rede.

    Fonte: DI Online