APÓS PERSEGUIÇÃO E TROCA DE TIROS PM RECUPERA HILUX ROUBADA NO BORMANN

APÓS PERSEGUIÇÃO E TROCA DE TIROS PM RECUPERA HILUX ROUBADA NO BORMANN

19 de outubro de 2017 Off Por Chapecó



  • Uma arma foi apreendida e nenhum policial ficou ferido. Apesar dos esforços, os criminosos fugiram.

    Data: 18/10/2017
    Hora: 22h30min
    Local do roubo: Rua Palmeiras, próximo à Prefeitura, Centro, Chapecó-SC.
    Local da localização e ação policial: SC-480 proximidades do distrito de Marechal Bormann.

    COMO SE DERAM OS FATOS

    Após a Central de Emergência da PM receber, via 190, informação de roubo onde havia sido levada uma Toyota/Hyllux de cor preta, várias guarnições PM foram acionadas e iniciaram buscas. A informação inicial dava conta de dois indivíduos armados com armas de fogo, ambos magros, estatura mediana, idade não superior a 20 anos, vestindo blusa de moletom vermelho com capuz vermelho e outro preto, calça jeans, renderam uma família em frente a uma residência e levaram o veículo.

    Uma guarnição PM que iniciou buscas pela SC-480, vindo do distrito de Marechal Bormann sentido à Chapecó-SC, visualizou a camionete seguindo no sentido contrário (RS). A guarnição fez retorno, acionou reforço e foi na tentativa de abordagem, mas o condutor não acatou as diversas ordens de parada e segiu alta velocidade pela SC 480 em direção a divisa entre os estados de SC e RS.

    Ao passar o Distrito de Marechal Bormann, um dos ocupantes do veículo em fuga efetuou um disparo de arma de fogo contra a viatura. Outras guarnições que estavam na região foram em apoio e nas proximidades da igreja da Linha Serrinha foi montada uma barreira, onde os fugitivos retornaram sobre a pista, retornando em fuga na direção de Chapecó e efetuando novos disparos contra a guarnição que iniciou o acompanhamento. A injusta agressão foi legalmente repelida pelos policiais militares.

    Novo acompanhamento foi iniciado no sentido ao município de Chapecó-SC até que nas imediações do posto Charrua, ao tentar fazer uma ultrapassagem pela contramão, a Hilux atingiu lateralmente uma viatura PM que deslocava para o apoio, seguindo em sua fuga, mas devido a alta velocidade, acabou saindo da pista e entrando em uma plantação de erva-mate, causando muitas avarias na caminhonete, só parando após derrubar uma árvore.

    Nesse momento os autores abandonaram o veículo danificado e iniciaram fuga a pé, os policiais tentaram fazer a abordagem, mas novamente eles não obedeceram as ordens dos policiais, disparando contra os policiais e se embrenhando no mato, onde devido às dificuldade de busca em mata fechada em período noturno e da vastidão da área, não foram localizado.

    Em buscas nas proximidades onde os autores correram, foi localizado um revólver marca Rossi, calibre .32, numeração aparente com cinco munições no tambor, sendo três deflagradas, percutida e não deflagrada e apenas uma intacta, mostrando que só dessa arma haviam saído três tiros contra os policiais e a tentativa de mais um que falhou.

    Felizmente nenhum policial foi atingido pelos disparos efetuados pelos autores do roubo. As vítimas foram informadas da situação e orientadas a deslocar à Central de Plantão Policial (CPP) de Chapecó, onde o veículo roubado recuperado, com vários danos, foi entregue para os procedimentos cabíveis. A Polícia Civil irá investigar o caso na tentativa de identificar os autores.

    OBSERVAÇÕES

    Pela força do impacto, apesar da regra ser ao contrário nestes casos, quando se trata de pessoas em conflito com a lei ocupando veículos acidentados, há a possibilidade de terem se ferido. Qualquer informação sobre a autoria pode ser repassada à Polícia para ajudar na localização.

    Geralmente ações como esta são financiadas com dinheiro de um crime muitas vezes socialmente aceito, o contrabando de cigarros, onde os criminosos encomendam veículos com essas características para fazerem o transporte do produto (cigarros geralmente vindos do Paraguai).