NOVOS PARQUÍMETROS DEVEM ENTRAR EM FUNCIONAMENTO NA 2ª QUINZENA DE NOVEMBRO

NOVOS PARQUÍMETROS DEVEM ENTRAR EM FUNCIONAMENTO NA 2ª QUINZENA DE NOVEMBRO

26 de outubro de 2017 Off Por Chapecó



  • Um novo sistema de parquímetros, anunciado em junho deste ano, está em implantação no município de Chapecó. Após mais de três meses de demonstração do sistema, os novos equipamentos devem entrar em funcionamento no próximo mês.

    Com previsão inicial de conclusão até o fim de outubro, a instalação dos 170 novos terminais foi atrasada devido à questões climáticas, de acordo com a Prefeitura de Chapecó.

    André Luiz Cunha, da empresa Caiuá, responsável pelo estacionamento rotativo da cidade, explica que os novos equipamentos estão sendo preparados e, na semana do dia 06 de novembro deve iniciar a troca dos bótons usados no antigo sistema, pelos cartões, que serão utilizados nos novos equipamentos. “Esta é a data prevista para iniciar a troca, mas na próxima semana divulgaremos com exatidão”, ressalta.

    Cunha destaca ainda que para que a substituição seja feita gratuitamente, o bóton precisa estar em bom estado de conservação, caso contrário, o custo do cartão será de R$ 10,00. Os terminais antigos serão desligados assim que o novo sistema entrar em funcionamento.

    As trocas poderão ser feitas na sede da empresa, localizada na rua Quintino Bocaiúva, próximo à escola Nelson Horosteki. Assim que iniciar o período de substituições dos bótons, algumas colaboradoras da empresa, devidamente identificadas,  também devem fazer o procedimento nas ruas.

    De acordo com a prefeitura, a previsão é finalizar a instalação de todos os equipamentos até a próxima semana. Depois disso a empresa Caiuá, precisará de mais algumas semanas para fazer os testes nos equipamentos e as aferições obrigatórias. Com isso, a estimativa é de que a partir da 2ª quinzena de novembro os novos parquímetros estejam em funcionamento.

    Principais mudanças:

    • Troca dos bótons por cartões;
    • Possibilidade de usar qualquer vaga, utilizando o mesmo parquímetro;
    • Possibilidade de inserir moedas para compra de créditos;
    • Sistema integrado entre parquímetros e central, que recebe informações em tempo real das placas dos veículos e minutos utilizados;

    O que continua igual:

    • Créditos não usados voltam para o cartão;
    • Preços continuam os mesmos;
    • Fiscais continuam na rua;
    • Zona azul continua a mesma;
    • Tempo máximo de estacionamento continua o mesmo.

    Os equipamentos funcionam através de bateria e, para melhorar a autonomia, foram acoplados painéis solares sobre os terminais. A energia produzida pelas placas não será suficiente para suprir 100 % do consumo dos equipamentos, porém, deve melhorar significativamente a autonomia das baterias, podendo ultrapassar um mês de duração.