Dengue: Diversas ações em Chapecó

Dengue: Diversas ações em Chapecó

25 de fevereiro de 2016 Off Por Chapecó



  • mutirao-de-limpeza-e-fiscalizacao-6-
    A quinta-feira (25) foi movimentada em Chapecó e diversas ações de prevenção e combate a dengue foram realizadas.
    Durante a manhã as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Saúde realizaram vistoria e fiscalização em terrenos baldios. Foram limpos 11 terrenos que já estavam notificados antes do decreto das 24 horas; os proprietários serão multados e deverão arcar com as despesas oriundas do trabalho de limpeza.
    Ainda as equipes de Agentes de Combate as Endemias e Agentes Comunitárias de Saúde estiveram nas ruas realizando atividades de orientação à população. Foi realizado ainda pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde aplicação de veneno UBV – unidade de baixo volume em diversas regiões da cidade aonde foram confirmados casos de transmissão viral. Durante a tarde, representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura e Secretaria de Desenvolvimento Urbano estiveram na Câmara de Vereadores atendendo uma solicitação dos vereadores para esclarecer a atual situação da dengue no município, apresentando números de casos e ações realizadas.
    Nesta sexta-feira (26), continuam as atividades de fiscalização e vistoria em terrenos baldios, também continua a aplicação de veneno em áreas especificas, começando pelo Centro, Vila Real, Cristo Rei, Bela Vista e Efapi. A orientação à população dessas regiões é para que as pessoas deixem as portas e janelas abertas para que a atividade tenha o objetivo alcançado. As 10 horas está marcada reunião da Sala de Situação para avaliar as ações e organizar novas estratégias. Nesse momento também será debatido o Mutirão que será realizado no sábado (27). A sexta-feira terá ainda, com o apoio do SAERFron, voos de helicóptero para levantamento de potenciais criadouros em prédios, em grandes terrenos urbanos e locais de difícil acesso.
    Dados atualizados da dengue em Chapecó:
    • 2014 – 3 casos importados
    • 2015 – 34 casos autóctones + 13 importados
    • 2016 – 25 casos autóctones + 14 importados, 136 aguardando resultado de exames, 136 casos negativos.
    • 14 homens e 11 mulheres; bairros: Zanrosso – Efapi, Presidente Médici, Centro, Bela Vista, Vila Real, Efapi – Thiago, São Cristovão, Quedas do Palmital, Líder, Universitário, Maria Goretti.
    Dados atualizados Zika vírus em Chapecó
    2016 – 00 casos autóctones + 01 importado, 16 aguardando resultado de exames, 04 casos negativos.
    O paciente é um homem, do Centro, que viajou ao Mato Grosso. As equipes de saúde já estão acompanhando o paciente, repassando as orientações e tomando as medidas necessárias.
    Dados atualizados febre Chikungunya em Chapecó
    2016 – nenhum caso confirmado, 57 aguardando resultado de exames, 04 casos negativos.
    Atualizado em 25/02/2016, às 18 horas.

    Prefeitura de Chapecó