SAMU realiza parto em residência em Chapecó

SAMU realiza parto em residência em Chapecó

27 de novembro de 2017 Off Por Chapecó



  • Foto: Arquivo pessoal

    Durante a madrugada desta segunda-feira (27), a equipe de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada para auxiliar uma gestante em trabalho de parto, no bairro Quedas do Palmital, em Chapecó. Com o auxílio dos socorristas, o parto foi realizado na residência.

    Quando a ambulância chegou até o local, a gestante de 27 anos de idade estava com a dilatação completa e já em trabalho de parto, sendo necessária a realização dos procedimentos no local. O menino nasceu exatamente às 04h38min, pesando 2,975g e recebeu o nome de Davi Luiz. Mãe e filho foram encaminhados ao Hospital Regional do Oeste (HRO) para os cuidados necessários estáveis e sem qualquer complicação.

    Em entrevista ao programa Primeira Hora da Rádio Super Condá, a Técnica em Enfermagem do SAMU, Eliandra Karine Valer, de 37 anos de idade, contou que foi o primeiro parto que ela realizou em dois anos e meio de profissão “Pra mim que já sou mãe e tenho uma filha de 18 anos, é como ter um filho de novo. No momento você tem que estar bem tranquilo para fazer todo o procedimento, para que nada de errado. Qualquer descuido a gente pode acabar tendo um óbito”, conta Karine, ainda emocionada.

    O procedimento de emergência exige dos profissionais um cuidado extremo durante todo o atendimento. “Eu tive muita tranquilidade no momento e após cortar o cordão umbilical, ver que o bebê chorou, que ele tá bem, que tá respirando, é uma sensação inexplicável, indescritível. Da vontade de chorar, de sorrir, tudo ao mesmo tempo, é uma felicidade”, explica a Técnica em Enfermagem que trabalha há 10 meses no SAMU.

    “Teve uma colega minha que já fez alguns partos, e eu dizia ‘acho que nunca vou conseguir fazer um’, tanto que teve uma noite que atendi cinco gestantes e não consegui fazer um”, finaliza a Karine.

    Fonte: ClicRDC