Prefeitura alerta para o transporte escolar seguro

Prefeitura alerta para o transporte escolar seguro

27 de fevereiro de 2016 Off Por Chapecó



  •  

    As aulas já iniciaram nas redes de ensino de Chapecó e, com elas, a preocupação de muitos pais sobre o transporte escolhido para levar e buscar o seu filho na instituição educativa. Preocupada com a segurança dos alunos, a Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Defesa do Cidadão, destaca questões importantes quando se fala em transporte escolar seguro.

     

     De acordo com o setor responsável, atualmente doze empresas estão credenciadas para operar no transporte escolar urbano, no município de Chapecó. Estas disponibilizam 34 veículos que transportam diariamente cerca de 900 alunos. Para saber se tudo anda bem para chegar à escola e em casa, fiscais da Prefeitura de Chapecó, acompanham e vistoriam de perto itens obrigatórios que garantem a segurança dos estudantes.

     

    “Iniciam as aulas e também a fiscalização dos veículos que operam com este tipo de transporte. Esta vistoria garante que a documentação esteja em dia, assim como a manutenção do veículo e os profissionais necessários para os trajetos. Estas ações garantem a segurança e são preventivas”, explica o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

     

    Para que tudo esteja regularizado as empresas devem ter cadastro no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), vistoria dos veículos com empresas especializadas, autorização de Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), cronotacógrafo, instrumento que mede a distância, tempo e paradas do veículo, o motorista deve possuir carteira categoria “D” e o curso de direção defensiva. Além disso, cada veículo deve ter disponível, obrigatoriamente, um monitor que acompanhe as crianças durante o trajeto.

     

    “É importante estarmos atentos a todas essas questões. Um veículo vistoriado e legalizado significa um veículo seguro. Em qualquer dúvida ligue para a Prefeitura, no telefone 49 3319 3709. O trabalho só dá certo quando a comunidade é nossa parceira”, enfatiza o Secretário de Defesa do Cidadão, Claudiomiro do Amaral.

     

    Fique atento:

     

    Exija a documentação;
    Saiba qual o itinerário do transporte;
    Procure referências;
    Verifique as condições do veículo;
    Observe os cintos de segurança;
    Informe-se sobre o número de crianças para os assentos disponíveis;
    Tenha sempre disponível o contato da empresa e do motorista.

    Prefeitura de Chapecó