Com baixo estoque de sangue A e O negativos, cirurgias podem ser canceladas em SC

Com baixo estoque de sangue A e O negativos, cirurgias podem ser canceladas em SC

28 de novembro de 2017 Off Por Chapecó




  • O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), está precisando urgente de doações de sangue tipos A e O. Os Hemocentros, estão trabalhando com cerca de 50% baixo do estoque necessário. Cirurgias eletivas poderão ser suspensas.

    Em entrevista a NCS TV, a gerente técnica do Hemosc afirmou “Estamos trabalhando para evitar que cirurgias sejam canceladas porque sabemos o transtorno que é, mas não podemos negar que há esse risco e contamos com os doadores para reverter a situação. Nos preocupa bastante a proximidade do Natal e Ano Novo que as pessoas acabam esquecendo de doar sangue. Quem está no hospital não tem férias”.

    Segundo Patrícia, em outros anos cirurgias já precisaram ser canceladas por falta de sangue O negativo.

    Os doadores precisam ir até os hemocentros das suas cidade para fazer a doação e reverter está situação. “Estamos fazendo todas ações, telefonando para doadores, mandando e-mail, as ações possíveis estão sendo tomadas, mas só doações para reverter. É um estoque único, então todas as regiões do estado precisam” disse Patrícia.

    A situação crítica é dos estoques de A e O negativo, mas doadores de outros tipos sanguíneos também podem procurar os Hemocentros. “Sempre precisamos de doações de todos os tipos porque o sangue tem validade. O concentrado de hemácias, por exemplo, que é a parte vermelha do sangue, mais utilizado e que também mais precisa de doação, dura de 21 a 40 dias”.

    Fonte: ClicRDC