Combustíveis: Divergências jurídicas adiam fechamento da CCT dos frentistas

Combustíveis: Divergências jurídicas adiam fechamento da CCT dos frentistas

22 de janeiro de 2018 Off Por José Carlos de Linhares



  • Impasse, porém, deve ser superado não comprometendo a cordial relação mantida entre as partes, acredita Sindipostos

    Chapecó (22.1.2018) – Não foi desta vez que o consenso chegou. A negociação para renovar a Convenção Coletiva de Trabalho – CCT dos trabalhadores nos postos de combustíveis de Chapecó continua emperrada. Alguns itens da proposta do Sindipostos (Sindicato do Comercio Varejista de Derivados de Petróleo de Chapecó) não foram aceitos pela representação profissional dificultando o entendimento.

    O impasse se restringe a redação de cláusulas de natureza jurídica. O Sindipostos quer reestruturar a CCT nas questões que dizem respeito a esse tipo de matéria. Com a atitude busca adequar o documento às determinações da nova legislação com a aplicabilidade da reforma trabalhista que entrou em vigor ainda no ano passado. No entanto, “diante do diálogo em alto nível e maduro comportamento as divergências devem ser superadas”, crê o presidente do sindicato Sérgio Galli. Divergências no debate também deste tipo de negociação são comuns e não caracterizam rompimento definitivo. São plenamente superáveis “desde que exista disposição das partes em resolve-las” expôs o empresário.

    O conjunto econômico está encaminhado. O Sindipostos concorda em repassar aos frentistas e demais profissionais aumento salarial equivalente a 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor. O INPC acumulado no período ficou cravado em 2.07%. O piso salarial inicial da categoria passa para R$ 1.141,00 e sobe a R$ 1.234,00 após os 90 dias de experiência. O sindicato patronal recomenda aos empresários do setor aplicação do índice na folha de pagamento de janeiro, data base profissional, mesmo sem a CCT estar fechada.

    O Sindipostos mantém fidelidade às condições econômicas negociadas pelo sindicato de Joinville que possui base territorial em praticamente todo o Estado, enquanto a base de Chapecó está restrita ao município. Os salários normativos praticados em Chapecó historicamente mantem uniformidade com a cidade do norte catarinense, referência à negociação.

    Trabalhando no vermelho – A situação das empresas do setor em Chapecó “é mais grave hoje que em 2017”, argumenta Galli. Mostra que os valores cobrados estão entre os menores de Santa Catarina e abaixo de regiões do Rio Grande do Sul e Paraná. A realidade “compromete violentamente” as margens de lucro. Postos “estão pagando para trabalhar”. Os prejuízos “provocam inaceitável descapitalização das empresas”, lamenta. Este panorama desalentador impede terminantemente qualquer reajuste salarial acima do concedido.

    Nova rodada de discussão será cumprida nos próximos dias. O presidente Galli acredita que o acordo, a exemplo de anos anteriores, deverá ser alcançado em breve. “Não estamos distantes disso”, antecipa.

    – Foto: Mesmo em ambiente amistoso embaraço prorroga debate em busca do consenso

    Assessoria e Imprensa Sindipostos